quarta-feira, 30 de abril de 2008

9º ANO: FILME "VERMELHOS E BRANCOS"-REVOLUÇÃO RUSSA-IDADE CONTEMPORÂNEA

VERMELHOS E BRANCOS
Título original: Csillagosok, Katonák
Realizador: Miklós Jancsó
Actores: Józef Madaras , Andràs Kozàk , Tibor Molnar , Jàcint Juhàsz , Anatoli Yabbarov , Sergei Nikonenko
Origem: Hungria / URSS
Ano: 1967
Duração: 90 minutos
Esta co-produção húngaro/soviética cent-se sobre os acontecimentos que se seguiram à revolução russa, quando estalou a guerra civil entre os "vermelhos", os revolucionários", e os "brancos", contra-revolucionários. Realizado pouco mais de uma década após a violenta repressão soviética da Revolução Húngara, que provocou a morte de milhares de húngaros, o filme tem um certo teor nacionalista húngaro e mesmo até anti-russo, motivo por que, apesar de se tratar de um co-produção, a sua exibição do filme foi proibida na URSS.

9º ANO: FILME "REDS"-REVOLUÇÃO RUSSA-IDADE CONTEMPORÂNEA

REDS
Título original: Reds
Realizador: Warren Beaty
Actores: Warren Beaty, Diane Keaton, Gene Hackman, Jack Nicholson, Maureen Stapleton, Jerzy Kosinki.
Origem: EUA
Ano: 1981
Duração: 194 minutos
Reds conta a história verídica de John Reed, um jornalista americano que vai para a Rússia em 1917 na companhia da mulher, Louise Bryant, para fazer a cobertura dos acontecimentos que conduziram ao triunfo da revolução socialista na Rússia. Baseado nessa experiência, Reed escreverá "Os Dez Dias Que Abalaram o Mundo", um clássico sobre a revolução bolchevique.
O filme é um projecto que Warren Beatty acalentou durante anos e no qual se envolveu por completo (além de realizador, é também produtor, argumentista e actor). A primeira parte do filme versa sobre a relação de Reed com a intelectual feminista Louise Bryant (Diane Keaton). Depois da partida de Reed para a Rússia, a película reconstitui com uma grandeza épica os acontecimentos em que a revolução se desenrola, e que tão bem Reed traduzirá no seu livro. O filme é entrecortado por depoimentos de pessoas famosas que conheceram Reed e Louise, e que além de fornecerem informação complementar acerca do jornalista, servem para defender a sua importância para a história americana, que era precisamente o propósito de Beatty ao avançar com o projecto. Vencedor de 3 Óscares: Warren Beatty (realizador), Maureen Stapleton (actriz secundária) e Vittorio Storaro (Fotografia).

9º ANO: FILME "OUTUBRO"-REVOLUÇÃO RUSSA-IDADE CONTEMPORÂNEA

OUTUBRO
Título original: Oktyabr
Realizador: Sergei M. Eisenstein, Grigori Alexandrov
Actores: Vasili Nikandrov, Vladimir Popov, Boris Livanov, Layaschenko, Eduard Tisse.
Origem: URSS
Ano: 1927
Duração: 103 minutos
Em 1927, para comemorar os dez anos da Revolução Russa, Eisenstein aceitou a desafio de fazer a reconstituição do processo revolucionário russo, retratando os acontecimentos que medeiam entre a queda da monarquia em Fevereiro de 1917 e a saída da Rússia da guerra em Novembro desse mesmo ano. O argumento inspira-se no livro "Os Dez Dias Que Abalaram o Mundo" do jornalista americano John Reed. Para esta obra grandiosa, não foram poupadas despesas. Organizaram-se cenas de multidão impressionantes e houve ruas que foram cortadas, para que o cineasta pudesse filmar nos locais onde os acontecimentos ocorreram. Apesar do seu estilo documental, Eisenstein não recorreu a imagens de acontecimentos reais, pois todas as cenas são recriações. Algumas são verdadeiramente empolgantes, como é o caso do derrube da estátua do czar, da abertura da ponte e da famosa sequência dos deuses.
Outubro, tal como toda a obra de Eisenstein, deve ser interpretado à luz da conjuntura política, ainda mais neste caso, uma película com objectivos comemorativos. Mas a grandeza da visão do cineasta e a sua crença incondicional nas potencialidades do cinema, fazem de Outubro uma obra-prima intemporal

9º ANO: FILME "O COURAÇADO POTEMKIN"-REVOLUÇÃO RUSSA-IDADE CONTEMPORÂNEA

O COURAÇADO POTEMKIN
Título original: Bronenosets Potyomkin
Realizador: Sergei B. Eisenstein
Actores: Aleksandr Antonov, Vladimir. Basky, Grigori Alexandrov, Julia Eisenstein.
Origem: URSS
Ano: 1925
Duração: 65 minutos
Baseado em factos verídicos, este clássico do cinema mudo, encomendado a Eisenstein para comemorar os 20 anos da revolução russa de 1905, conta-nos a história de um motim a bordo de um couraçado russo. As condições de vida a bordo são péssimas, chegando ao extremo de servir carne podre aos marinheiros. Estes amotinam-se e içam a bandeira vermelha, tentando dar posteriormente início à revolução em Odessa, levantamento que seria esmagado pelas tropas do czar. A sequência da escadaria de Odessa, na qual populares são massacrados, tem o seu tempo real transformado e alargado - numa técnica exemplar para manter o público em expectativa. Apesar de ser pouco exacto do ponto de vista histórico, o filme traduz a visão de Eisenstein sobre a opressão e a revolta, a acção individual e colectiva, e também a sua ambição artística de trabalhar em simultâneo com corpos, luz, objectos do dia-a-dia, símbolos, rostos, movimento e formas geométricas, que originou a invenção de novas formas e ritmos fílmicos. O filme está repleto de imagens fortes que se tornaram autênticos ícones e que inspiraram cineastas posteriores: o carrinho de bebé que cai dos degraus (retomado, por exemplo, por Brian de Palma, em "Os Intocáveis), o rosto de um marinheiro morto sob uma tenda, os vermes na carne, os óculos do poder político, militar e religiosos que, cego, espera no vazio

9º ANO: FILME "NICOLAU E ALEXANDRA"-REVOLUÇÃO RUSSA-IDADE CONTEMPORÂNEA

NICOLAU E ALEXANDRA
Título original: Nicholas and Alexandra
Realizador: Franklin Schaffner
Actores: Michael Jayston, Janet Suzman, Roderic Noble, Ania Marson, Lynne Frederick, Candace Glendenning, Fiona Fullerton, Harry Andrews, Irene Worth, Tom Baker, Jack Hawkins, Timothy West, Katherine Schofield, Jean-Claude Drouot, John Hallam.
Origem: Reino Unido / EUA
Ano: 1971
Duração: 183 minutos
A história trágica de Nicolau II, o último czar da Rússia, tendo como pano de fundo os acontecimentos da Revolução Russa. Um olhar sobre a vida privada do casal imperial, a sua relação com Rapustin, e, por fim, a execução de toda a família após a tomada do poder pelos bolcheviques.

9º ANO: FILME "DOUTOR JIVAGO"-REVOLUÇÃO RUSSA-IDADE CONTEMPORÂNEA

DOUTOR JIVAGO
Título original: Doctor Zhivago
Realizador: David Lean
Actores: Omar Sharif, Julie Christie, Geraldine Chaplin, Rod Steiger, Alec Guinness, Tom Courtenay, Siobhan McKenna, Ralph Richardson.
Origem: EUA
Ano: 1965
Duração: 197 minutos
Uma superprodução de David Lean inspirada no famoso romance homónimo de Boris Pasternak, que conta a história de um apaixonado, belo e infeliz amor entre um médico, amante da poesia (Omar Sharif) e uma bela enfermeira (Julie Christie) nos tempestuosos anos que antecederam e se sucederam à Revolução Russa. Destaque para fotografia de Freddy Young, que evoca a vastidão e crua beleza da paisagem russa, e para as interpretações de Omar Sharif e Julie Christie, cuja história de amor percorre acontecimentos históricos marcantes do século XX. Vencedor de cinco Óscares em 1965 (argumento, banda sonora, fotografia, direcção artística e guarda-roupa) e 5 Globos de Ouro, entre eles o de melhor filme e melhor realização.

9º ANO:BIOGRAFIA "NICOLAU II"-RÚSSIA-IDADE CONTEMPORÂNEA

Nicolau II,
CZAR NICOLAU II
Nicolai Aleksandrovitch Romanov,
Nasceu no dia 18 de maio de 1868
Imperador e Autocrata de Toda a Rússia, ou Nicolau II Romanov (6 de Maio de 1868 - 4 de Julho de 1918, no Calendário Juliano; 18 de Maio de 1868 - 17 de Julho de 1918 no moderno Calendário Gregoriano), foi o último czar da Rússia.
Governou desde a morte do pai, Alexandre III, em 1 de Novembro de 1984, até à sua abdicação em 15 de Março de 1917, tendo sido morto com toda a família imperial russa na cidade de Yekaterinburg, em 1918, durante a Revolução Russa.
O título de Czar (ou Tsar), derivado do título romano de César, através da sua forma bizantina Kaisar, foi formalmente abolido em 1721, por Pedro o Grande, mas continuou a ser usado informalmente durante o reinado de Nicolau, e ainda hoje muita historiagrafia se continua a referir aos imperadores russos como czares.

8º ANO: FILME "O LEOPARDO"-IDADE CONTEMPORÂNEA

O LEOPARDO
Título original: Il Gattopardo
Realizador: Luchino Visconti
Actores: Burt Lancaster, Claudia Cardinale, Alain Delon, Paolo Stoppa, Rina Morelli, Romolo Valli, Terence Hill, Pierre Clémenti, Lucilla Morlacchi.
Origem: Itália / França
Ano: 1963
Duração: 205 minutos
O príncipe siciliano Fabrizio de Salina assiste à perda de poder e influência pessoais após 'Il Risorgimento', a unificação da Itália. A fim de evitar um confronto com os rebeldes chefiados por Garibaldi, Fabrizio muda-se, juntamente com a família, para o seu retiro em Donnafugata. Percebendo que o mundo à sua volta está a mudar irreversivelmente, e fiel ao seu lema de que há que "mudar alguma coisa para que tudo fique na mesma", decide casar o seu sobrinho, Tancredi Falconeri (Alani Delon), com a filha do presidente da Câmara local.
A acção decorre entre 1860 e 1910, e traça-nos o retrato pungente de uma aristocracia decadente e moribunda, que enfrenta a nova realidade política e social de um mundo em mudança profunda. Esta magnífica adaptação do romance "Il Gatopardo" de Tomasi di Lampedusa, ele próprio um príncipe siciliano, foi uma das mais caras e sumptuosas produções europeias e fica na retina como um dos mais belos filmes da história do cinema

8ºANO: FILME "A ÁRVORE DOS TAMANCOS"-IDADE CONTEMPORÂNEA

A ÁRVORE DOS TAMANCOS
Título original: L'albero degli zoccoli
Realizador: Ermano Olmi
Actores: Françasca Villa, Battista Trevaini, Carmelo Silva, Giuseppina Sangaletti, Franco Pilenga, Lucia Pezzoli, Lorenzo Pedroni, Lina Ricci, Emilio Pedroni, Luigi Ornaghi, Guglielmo Padoni, Françasca Moriggi, Brunella Migliaccio, Laura Locatelli, Lorenza Frigeni.
Origem: Itália / França
Ano: 1978
Duração: 170 minutos
A vida dos camponeses pobres numa quinta italiana nos finais do século XIX. Um filme magnífico, cujos intérpretes são na sua maioria os próprios camponeses da região onde o filme foi feito. Numa quinta vivem várias famílias de camponeses, trabalhando a terra que não lhes pertence, vivendo miseravelmente da parte das colheitas que lhes cabe. Uma das famílias tem um filho que revela inclinação para os estudos, e, em vez de o porem a trabalhar a seu lado com é costume fazer às crianças, a família decide enviá-lo para a escola, apesar do sacrifício que isso representa para todos. Todos os dias, o rapaz tem de percorrer vários quilómetros para chegar à escola, e um dia, no regresso a casa, estragam-se-lhe os sapatos. A família não tem dinheiro para comprar outros; o que se poderá fazer.
A iluminação suave, aparentemente quase toda de fontes naturais, e o discretismo da música de Bach na banda sonora dão-nos a sensação de estarnos a assistir a uma realidade quase sem sombra de intermediários.

8º ANO: FILME "VAN GOGH"-IDADE CONTEMPORÂNEA

VAN GOGH
Título original: Van Gogh
Realizador: Maurice Pialat
Actores: Jacques Dutronc, Alexandra London, Bernard Le Coq, Gérard Séty, Corinne Bourdon, Elsa Zylberstein, Jacques Vidal, Chantal Barbarit, Claudine Ducret, Frédéric Bonpart, Maurice Coussonneau, Didier Barbier, Gilbert Pignol, André Bernot, Lise Lametrie.
Origem: França
Ano: 1991
Duração: 158 minutos
Outro excelente filme sobre Vincent Van Gogh, este centrado nos últimos meses da vida do artista holandês, entre a Primavera de 1890, quando Van Gogh se muda para Auvers-sur-Oise, próximo de Paris, onde fica aos cuidados do Dr. Gachet, e a sua morte, 70 dias depois, em consequência de ferimentos causados por uma tentativa de suicídio.

8º ANO: FILME "A VIDA AVENTUROSA DE VAN GOGH

A VIDA AVENTUROSA DE VAN GOGH
Título original: Lust For Life
Realizador: Vincent Minneli
Actores: Kirk Douglas, James Donald, Pamela Brown, Everett Sloane, Niall MacGinnis, Noel Purcell, Henry Daniell, Madge Kennedy, Jill Bennett, Lionel Jeffries, Laurence Naismith, Eric Pohlmann, Jeanette Sterke.
Origem: EUA
Ano: 1956
Duração: 122 minutos
Um adaptação brilhante da biografia Vincent Van Gogh escrita por Irving Stone. Van Gogh é o arquétipo do génio artístico atormentado, cuja magnificência da obra contrasta com uma existência infeliz e amargurada que haveria de conduzi-lo ao suicídio. Anthony Quinn ganhou o Óscar pela sua interpretação de Paul Gauguin, outro génio da pintura amigo de Van Gogh.

8º ANO: FILME "A CARGA DA BRIGADA LIGEIRA"-IDADE CONTEMPORÂNEA

A CARGA DA BRIGADA LIGEIRA
Título original: The Charge of the Light Brigade
Realizador: Tony Richardson
Actores: Trevor Howard, Vanessa Redgrave John Gielgud, Harry Andrews, Peter Bowles.
Origem: Reino Unido
Ano: 1968
Duração: 145 minutos
Inspirado num poema de Alfred Lord Tennyson, acerca da batalha de Balaclava na Guerra da Crimeia (1854-56), considerada uma das maiores derrotas militares da história inglesa. O argumento centra-se nos inumeráveis erros que contribuíram para o desastre: a disciplina rígida, as humilhações, os castigos, a infeliz ideia da expedição à Crimeia, a falta de estratégia e armamento, a escassez de comida...

8º ANO: FILME "OLIVER TWIST"-IDADE CONTEMPORÂNEA

OLIVER TWIST

Título original: Oliver Twist
Realizador: David Lean
Actores: Robert Newton, Alec Guinness, Kay Walsh, Francis L. Sullivan, Henry Stephenson, Mary Clare, Anthony Newley, Josephine Stuart, Ralph Truman, Kathleen Harrison, Gibb McLaughlin, Amy Veness, Frederick Lloyd, John Howard Davies.
Origem: Reino Unido
Ano: 1948
Duração: 116 minutos
Baseado no romance homónimo de Charles Dickens, conta a história de Oliver, um órfão que é adoptado por uma família dona de uma funerária e que, não suportando as constantes humilhações, foge para Londres. Aí conhece grupo de rapazes foras-da-lei que age sob o comando de um velho ganancioso. Com um humanismo límpido e sem pieguices, Lean conseguiu interpretações primorosas de Guinness, Newton e, principalmente, do jovem Davies.

8º ANO: FILME "DAVID COPPERFIELD"-IDADE CONTEMPORÂNEA

DAVID COPPERFIELD
Título original: David Copperfield
Realizador: Delbert Mann
Actores: Richard Attenborough, Cyril Cusack, Edith Evans, Pamela Franklin, Susan Hampshire, Wendy Hiller, Ron Moody, Laurence Olivier, Robin Phillips, Michael Redgrave, Ralph Richardson, Emlyn Williams, Sinéad Cusack.
Origem: Reino Unido
Ano: 1970
Duração: 120 minutos
Esta adaptação do romance homónimo de Charles Dickens, sem ser uma obra-prima, constitui contudo uma excelente aproximação à sociedade inglesa do século XIX.

8º ANO: FILME "SUA MAJESTADE MRS.BROWN"-IDADE CONTEMPORÂNEA

SUA MAJESTADE MRS. BROWN
Título original: Mrs. Brown Her Majesty
Realizador: John Madden
Actores: Judi Dench, Billy Connolly, Geoffrey Palmer, Antony Sher, Richard Pasco, David Westhead, Bridget McConnell, Georgie Glen.
Origem: Irlanda / Reino Unido / EUA
Ano: 1997
Duração: 103 minutos
Em 1864, após a morte do príncipe Alberto, a rainha Vitória em estado de grande depressão retira-se da vida pública. John Brown, um escudeiro escocês que conhecia o príncipe Alberto, é chamado à corte para distrair a rainha e consegue devolver-lhe a alegria de viver. Contudo, o seu relacionamento origina uma situação escandalosa que coloca em perigo a monarquia.

8º ANO: FILME "OS MISERÁVEIS"-IDADE CONTEMPORÂNEA

OS MISERÁVEIS
Título original: Les Miserables
Realizador: Bille August
Actores: Liam Neeson, Geoffrey Rush, Uma Thurman, Claire Danes, Hans Matheson, Reine Brynolfsson, Peter Vaughan, Christopher Adamson, Tim Barlow.
Origem: Alemanha / Reino Unido / EUA
Ano: 1998
Duração: 140 minutos
Adaptação da obra-prima de Victor Hugo sobre a história de Jean Valjean, condenado a 19 anos de trabalhos forçados por ter roubado um pão, e da perseguição que mais tarde lhe é movida pelo polícia Javert, que fora seu guarda na prisão. Valjean e Cosette, filha de uma prostituta que ele jurara criar e proteger, fogem para Paris, mas o destino mais uma vez coloca Javert no caminho de ambos. Uma bela reconstituição da França do século XIX.

8º ANO: FILME "SENSIBILIDADE E BOM SENSO"-IDADE CONTEMPORÂNEA

SENSIBILIDADE E BOM SENSO
Título original: Sense and Sensibility
Realizador: Ang Lee
Actores: Emma Thompson, Kate Winslet, Alan Rickman, Hugh Grant, Gemma Jones, Tom Wilkinson, Greg Wise, Elizabeth Spriggs, Robert Hardy, Harriet Walter, James Fleet, Ian Brimble, Isabelle Amyes, Hugh Laurie, Imelda Staunton.
Origem: Estados Unidos / Reino Unido
Ano: 1995
Duração: 136 minutos
Adaptação de um romance clássico de Jane Austen acerca do papel das relações amorosas e materiais entre a aristocracia inglesa do século XIX.
Quando Henry Dashwood morre, todos os seus bens passam para o seu filho John (James Fleet), fruto do seu primeiro casamento. A segunda Mrs. Dashwood (Gemma Jones) e as suas filhas Elinor (Emma Thompson), Marianne (Kate Winslet) e Margaret, ficam sem casa, e, por esse motivo, vão viver para o campo, para a propriedade do seu primo Sir John Middleton (Robert Hardy). Aí, Elinor e Marianne, duas irmãs de personalidades muito diferentes, irão conhecer as agruras e os anseios do primeiro amor: Elinor, a mais sóbria e sensata das irmãs, apaixona-se por Edward (Hugh Grant), o irmão da sua cunhada Fanny, enfrentando a desaprovação desta e a rivalidade de outra mulher.

8º ANO: FILME "VIVA ITÁLIA"-IDADE CONTEMPORÂNEA

VIVA ITÁLIA
Título original: Viva L'Italia
Realizador: Roberto Rossellini
Actores: Renzo Ricci, Paolo Stoppa, Franco Interlenghi,Giovanna Ralli, Tina Louise, Raimondo Croce, Leone Botta, Giovanni Petrucci, Attilio Dottesio.
Origem: Itália / França
Ano: 1960
Duração: 138 minutos
"Viva Itália" baseia-se na história de Garibaldi (1807-1882), o revolucionário que libertou a Sicília e lutou pela unificação da Itália.
Depois de uma rápida explicação sobre o fracasso da revolta de Palermo, o filme mostra Garibaldi em Génova, vivendo em casa de amigos, onde recebe a visita de um oficial do exército piemontês e, depois, de um mensageiro do primeiro-ministro Cavour, que lhe fornece as armas para uma expedição de mil e poucos homens na Sicília.

8º ANO: FILME "QUE VIVA A REVOLUÇÃO"-IDADE CONTEMPORÂNEA

QUE VIVA A REVOLUÇÃO
Título original: Allonsanfan
Realizador: Vittorio e Paolo Taviani
Actores: Marcello Mastroianni, Lea Massari, Mimsy Farmer, Laura Betti, Benjamin Lev, Renato De Carmine, Stanko Molnar, Luisa De Santis, Biagio Pelligra, Michael Berger.
Origem: Itália
Ano: 1974
Duração: 110 minutos
Desiludido com a Restauração de 1816 em Itália, um nobre anarquista, ex-militar do exército napoleónico, cansado de lutar, pretende abandonar a causa. Circunstâncias várias levam-no a trair o líder do grupo a que pertence.

8º ANO: FILME "GUERRA E PAZ"-IDADE CONTEMPORÂNEA

GUERRA E PAZ
Título original: War and Peace
Realizador: King Vidor
Actores: Henry Fonda, Audrey Hepburn, Anita Ekberg, Vittorio Gassman, John Mills, Oscar Homolka, Herbert Lom, Helmut Dantine.
Origem: Itália / EUA
Ano: 1956
Duração: 205 minutos
Uma década de preparação e dois anos de filmagens foram necessários para fazer esta adaptação da obra-prima da literatura do século XIX de Leo Tolstoi que recria a história de uma família aristocrática russa nos conturbados anos entre 1805 e 1815. Histórias pessoais, casos amorosos e diferentes filosofias cruzam-se neste gigantesco e complexo painel da Rússia durante a invasão das tropas de Napoleão, na viragem para o século XIX. Com uma grande atenção pelo pormenor e rigor histórico, este filme ficou para sempre como um inesquecível documento e um imenso e envolvente drama.

8º ANO: COMBOIO A VAPOR-IDADE CONTEMPORÂNEA

Comboio a vapor

Em 1802 os mecânicos ingleses Richard Trevithick e Andrew Vivian
construíram uma "diligência a vapor para estrada". 
A adaptação da máquina a vapor ao transporte ferroviário foi o acontecimento determinante da chamada revolução dos transportes do século XIX. O comboio revolucionou as noções de tempo e distância: o que era longe ficou perto, os tempos de viagem reduziram-se, nalguns casos, para um décimo.
Ao longo do século, a Europa e os Estados Unidos construíram caminhos-de-ferro a ligar as suas principais cidades, tornando o comboio o meio mais utilizado para o transporte de pessoas e mercadorias até à invenção do automóvel.

8º ANO: BIOGRAFIA-"VASCO DA GAMA"-PORTUGAL-IDADE MODERNA

Vasco da Gama
Vasco da Gama (1469-1524} foi um dos mais célebres navegadores portugueses. Foi a ele que D. Manuel I confiou o comando da frota que, em 8 de Julho de 1497, largou do Tejo em demanda da Índia, com 150 homens (marinheiros e soldados) distribuídos por quatro pequenos navios. A 17 de Abril de 1498, avistava Calecut (ou Calecute). Estava descoberto o caminho marítimo para a Índia.
Vasco da Gama regressou a Lisboa no verão de 1499, um mês depois de seus companheiros, pois teve de enterrar o irmão mais velho (Paulo da Gama que adoecera e acabara por morrer na ilha Terceira, nos Açores). D. Manuel recompensou este glorioso feito, nomeando Vasco da Gama almirante-mor das Índias e dando-lhe uma renda de trezentos mil réis que passaria para os filhos que tivesse. Recebeu, conjuntamente com os irmãos, o título de Dom e duas vilas, Sines e Vila Nova de Milfontes.
Voltou mais duas vezes à Índia, de que foi governador e segundo vice-rei e onde acabou por morrer, na cidade de Cochim.

8º ANO: BIOGRAFIA-"NAPOLEÃO BONAPARTE"-FRANÇA-IDADE CONTEMPORÂNEA

NAPOLEÃO BONAPARTE
Napoleão Bonaparte (1769-1821)
Napoleão Bonaparte (1769-1821) nasceu na Córsega em 1769. Durante ao anos agitados da revolução francesa, destacou-se militarmente nas vitórias contra os exércitos austríacos e italianos, onde alcançou o prestígio que lhe permitiu ascender ao poder em 1799. Em 1804 proclamar-se-ia mesmo imperador. Na cerimónia da coroação, teria o arrojo de retirar das mãos do Papa a coroa para se coroar a si próprio. Entretanto, prosseguiu a sua política expansionista, contando com a Inglaterra como país rival e principal adversário. As forças napoleónicas obtiveram grandes vitórias, como a de Austerlitz, em 1805, mas sofreram também pesadas derrotas: na Batalha de Trafalgar, em que a armada francesa seria derrotada pela frota do Almirante Nelson, em 1805; nas incursões na Península Ibérica (Portugal, designadamente, foi alvo de três invasões entre 1807 e 1813, todas elas de resultado infeliz para Napoleão); e, sobretudo, na calamitosa campanha russa de 1812, em que um exército de quatrocentos e cinquenta mil homens foi desbaratado e o prestígio do imperador ficou severamente abalado. A partir desse momento, o poderio de Napoleão entrou em declínio acentuado. Em 1814 acabaria por ter de se render às forças aliadas da Inglaterra, Áustria, Rússia e Prússia, e retirou-se para a Ilha de Elba, preservando embora o título de imperador. Menos de uma ano depois, no entanto, voltaria a França para tomar o poder, mas seria derrotado por Wellington em Waterloo. Seguiu-se o exílio em Santa Helena, uma ilha longínqua do Atlântico. Passando os seus últimos anos de vida praticamente só, aí viria a morrer em 1821

8º ANO: REI LUÍS XIV-FRANÇA-ABSOLUTISMO-ANTIGO REGIME-IDADE MODERNA

O rei Luís XIV (1638-1715) o Rei-Sol
Rei Luís XIV
O rei Luís XIV (1638-1715), conhecido como o Rei Sol, foi o maior dos monarcas absolutistas da França. 
Sobe ao trono em 1661, um ano após o seu casamento com Maria Teresa, filha de Felipe IV da Espanha. 
Durante o seu reinado, que se estende por mais de 50 anos, dá incentivos às actividades culturais, persegue os protestantes, reorganiza o exército e trava guerras contra a Espanha, Holanda, Áustria e Luxemburgo. 
Constrói o luxuoso Palácio de Versalhes, onde vive a corte francesa. 
A ele se atribui a frase " L'État c'est moi " (O Estado sou eu)

8º ANO: FILME "AUSTERLITZ"-IDADE CONTEMPORÂNEA

AUSTERLITZ
Título original: Austerlitz
Realizador: Abel Gance
Actores: Rossano Brazzi, Claudia Cardinale, Martine Carol, Leslie Caron, Vittorio De Sica, Anna-Maria Ferrero, Ettore Manni, Jean Marais, Georges Marchal, Jean Mercure, Anna Moffo, Pierre Mondy, Jack Palance, Elvire Popesco, Daniela Rocca.
Origem: França / Itália / Jugoslávia / Liechtenstein.
Ano: 1959
Duração: 166 minutos
A batalha de Austerlitz, na qual a armada francesa bateu a armada austro-russa, foi um dos maiores feitos militares de Napoleão.
A vitória francesa parecia abrir ao imperador as portas para a concretização do seu sonho de impor uma nova ordem na Europa.

8º ANO: FILME "NAPOLEÃO"-IDADE CONTEMPORÂNEA

NAPOLEÃO (TV)
Título original: Napoleón
Realizador: Yves Simoneau
Actores: Christian Clavier, Isabella Rossellini, Gérard Depardieu, John Malkovich, Anouk Aimée, Heino Ferch, Sebastian Koch, Ennio Fantastichini, Guillaume Depardieu...
Origem: França / Alemanha / Itália / Canadá / EUA / Reino Unido / Hungria / Espanha / República Checa
Ano: 2002
Duração: 357 minutos (4 episódios)
Foi, até essa altura, a mais dispendiosa produção da televisão europeia, esta reconstituição da vida de Napoleão, com um elenco recheado de nomes sonantes.

8º ANO: FILME "NAPOLEÃO"-IDADE CONTEMPORÂNEA

NAPOLEÃO
Título original: Napoleón
Realizador: Sacha Guitry
Actores: Daniel Gélin, Jean Gabin, Jean-Pierre Aumont, Jeanne Boitel, Pierre Brasseur, Gianna Maria Canale, Pauline Carton, Jean Chevrier, Danielle Darrieux, Clément Duhour, Jacques Dumesnil, Orson Welles.
Origem: França / Itália
Ano: 1955
Duração: 182 minutos
Alguns episódios da vida do imperador francês que sonhou tornar-se senhor da Europa e se autocoroou imperador.
Orson Welles tem uma participação especial, no papel de Hudson Lowe.

8º ANO:FILME "NAPOLEÃO"-IDADE CONTEMPORÂNEA

NAPOLEÃO
Título original: Napoleón
Realizador: Abel Gance
Actores: Albert Dieudonné, Vladimir Roudenko, Edmond Van Daële, Alexandre Koubitzky, Antonin Artaud, Abel Gance, Gina Manes, Suzanne Bianchetti, Marguerite Gance
Origem: Suécia / Itália / França / Checoslováquia / Alemanha
Ano: 1927
Duração: 333 minutos
Este longo épico de Abel Gance ( na sua versão mais longa dura 333 minutos) é um dos clássicos do cinema mudo e descreve a vida de Bonaparte desde os seus tempos de escola (onde demostraria já algumas qualidades de líder), até aos triunfos da sua campanha italiana, em 1796. Gance utilizou, para a época, algumas técnicas inovadoras, como amarrar operadores de câmara a cavalos, a fim de imprimir um maior dinamismo e realismo às cenas, ou montar o equipamento em guilhotinas, de modo a obter um melhor ângulo.

8º ANO: FILME "SADE"-IDADE CONTEMPORÂNEA

SADE
Título original: Sade
Realizador: Benoît Jacquot
Actores: Daniel Auteuil, Marianne Denicourt, Jeanne Balibar, Grégoire Colin, Isild Le Besco, Jean-Pierre Cassel, Philippe Duquesne, Vincent Branchet, Raymond Gérôme.
Origem: França
Ano: 2000
Duração: 100 minutos
Em 1794 a França vive um dos seus momentos revolucionários mais conturbados, e o marquês de Sade, já com 50 anos, está de novo na prisão, desta vez num antigo convento transformado em prisão-hospital, maioritariamente ocupado por aristocratas. Sade conhece aí uma jovem mulher, e entre eles estabelece-se uma peculiar amizade que nos mostra algumas facetas desconhecidas do marquês.

8º ANO: FILME "A NOITE DE VARENNES"-IDADE CONTEMPORÂNEA

A NOITE DE VARENNES
Título original: La Nuit de Varennes
Realizador: Ettore Scola
Actores: Jean-Louis Barrault, Marcello Mastroianni, Hanna Schygulla, Harvey Keitel, Jean-Claude Brialdy
Origem: Itália / França
Ano: 1982
Duração: 131 minutos
Em 1791, durante a Revolução Francesa, o rei Luís XVI da França tenta fugir do país, mas é preso a 20 de Junho na cidade de Varennes. Paralelamente a esses acontecimentos históricos, o filme mostra um grupo de viajantes que estaria no local nesse dia: o americano Thomas Paine, o sedutor Casanova, o escritor francês Restif de La Bretonne e algumas cortesãs. Cada um deles faz uma reflexão sobre os acontecimentos ao seu redor.

8º ANO: FILME "A REVOLUÇÃO FRANCESA"-IDADE CONTEMPORÂNEA

A REVOLUÇÃO FRANCESA
Título original: La Révolution française
Realizador: Robert Enrico
Actores: Klaus Maria Brandauer, Jane Seymour, Sam Neill, François Cluzet, Jean-François Balmer, Andrzej Seweryn, Marianne Basler, Peter Ustinov
Origem: França / Itália / Alemanha Ocidental / Canadá / Reino Unido
Ano: 1989
Duração: 360 minutos
Uma longa saga, com mais de cinco horas, dividida em duas partes: "Les années lumières "(1789-1792) e "Les années terribles " (1792-1794), com que se pretendeu comemorar o bicentenário da Revolução. É o projecto mais ambicioso sobre a Revolução Francesa desde a "Marselhesa", de Jean Renoir, em 1936. Apesar de algumas imprecisões históricas e de alguma polémica política aquando do seu lançamento, permite acompanhar alguns dos acontecimentos e personagens fundamentais da Revolução.

8º ANO: FILME "UMA FAMÍLIA NA REVOLUÇÃO"-IDADE CONTEMPORÂNEA

UMA FAMÍLIA NA REVOLUÇÃO
Título original: Chouans!
Realizador: Philippe de Broca
Actores: Philippe Noiret, Stéphane Freiss, Vincent Schmitt, Raoul Billerey, Claudine Delvaux, Sophie Marceau, Jean Parédès.
Origem: França
Ano: 1997
Duração: 141 minutos
França, 1793. O estalar da Revolução sacode a nação com força. Milhares de pessoas morrem em nome de ideais. Os três pilares do governo, nobreza, clero e burguesia, são substituídos pelo que ficou conhecido como "Reinado do Terror". Aurele, Cecile e Tarquin, ainda crianças, vêem a sua Bretanha natal abalada pelas convulsões sociais. Empurrados pelo ritmo frenético da história, terão de escolher entre as duas facções em confronto e decidir o caminho que os seus destinos vão tomar. Uma história acerca de ideais, de paixões, de perdas e de esperanças. Stéphane Freiss recebeu um César em 1989, como melhor actor revelação.

8º ANO: FILME "DANTON"-IDADE CONTEMPORÂNEA

DANTON
Título original: Danton
Realizador: Andrzej Wajda
Actores: Gérard Depardieu, Wojciech Pszoniak, Patrice Chéreau.
Origem: França / Polónia / Alemanha
Ano: 1982
Duração: 136 minutos
Georges Jacques Danton, advogado e orador, foi um dos líderes populares que, no início da Revolução Francesa, deu voz à revolta popular e conduziu ao ataque à Bastilha. A acção do filme inicia-se anos mais tarde, em Novembro de 1793, quando Danton regressa a Paris na tentativa de pôr fim ao regime de Terror que ajudara a constituir. Aí vai defrontar-se com o seu antigo aliado, Robespierre, que, à frente dos jacobinos, procura livrar a França dos contra-revolucionários através de execuções sumárias na guilhotina. Será esse também o destino de Danton. Realizado pelo polaco Andrzej Wajda, o filme foi rodado na França pouco tempo depois da interdição do sindicato Solidariedade, pelo qual Wajda tinha simpatia.

8º ANO: FILME "A MARSELHESA"-IDADE CONTEMPORÂNEA

A MARSELHESA
Título original: La Marseillaise
Realizador: Jean Renoir
Actores: Pierre Renoir, Lise Delamare, Léon Larive, William Aguet, Elisa Ruis, G. Lefebvre, Louis Jouvet, Georges Spanelly, Jaque Catelain, Pierre Nay, Edmond Castel, Aimé Clariond, André Zibral, Jean Aymé.
Origem: França
Ano: 1938
Duração: 135 minutos
Renoir adopta o estilo documentário para nos mostrar a primeira fase da Revolução Francesa, a partir da tomada da Bastilha.
Para isso serviu-se de documentos da época, a partir dos quais construiu os diálogos, procurando deste modo demarcar-se daquilo que ele considerava a falsa solenidade da maioria dos épicos.

8º ANO: FILME "MARIA ANTONIETA"-IDADE CONTEMPORÂNEA

MARIA ANTONIETA
Título original: Marie-Antoinette reine de France
Realizador: Jean Dellanoy
Actores: Michèle Morgan, Richard Todd, Jacques Morel, Jeanne Boitel, Aimé Clariond, Madeleine Rousset, Guy Tréjan, Georgette Anys, Marcelle Arnol.
Origem: França / Itália
Ano: 1955
Duração: 120 minutos
Um épico sobre a vida da rainha de França ao tempo da Revolução Francesa de 1789.

8º ANO: FILME "LA FAYETTE" -IDADE CONTEMPORÂNEA

LA FAYETTE
Título original: La Fayette
Realizador: Jean Dreville
Actores: Michel Le Royer, Liselotte Pulver, Orson Welles, Pascale Audret, Henri Amilien, Loïs Bolton, Roger Bontemps.
Origem: França
Ano: 1961
Duração: 158 minutos
Trata-se do primeiro filme sobre a história de La Fayette, um jovem oficial francês, que, entusiasmado com a causa dos colonos americanos revoltados contra a Inglaterra, parte para a América em Abril de 1777, apesar das ordens em contrário de Luís XVI. Combate ao lado dos revoltosos e contribuirá para a intervenção oficial da França.

8º ANO: FILME "REVOLUÇÃO"-IDADE CONTEMPORÂNEA

REVOLUÇÃO
Título original: Revolution
Realizador: Hugh Hudson
Actores: Al Pacino, Donald Sutherland, Nastassja Kinski, Joan Plowright, Dave King, Steven Berkoff, John Wells, Annie Lennox, Dexter Fletcher, Sid Owen, Richard O'Brien, Paul Brooke. Origem: Reino Unido / EUA / Noruega
Ano: 1986
Duração: 126 minutos
"Revolução" lança um olhar sobre a revolução americana e o processo de independência dos Estados Unidos da América, através da história de um pai e de um filho que, por motivos diferentes, são arrastados para uma guerra que mudará as suas vidas.

terça-feira, 29 de abril de 2008

8º ANO: FILME "BARRY LYNDON"-IDADE MODERNA

BARRY LYNDON
Título original: Barry Lyndon
Realizador: Stanley Kubrick
Actores: Bryan O'Neal, Marisa Berenson, Patrick Magee, Hardy Krüger, Steven Berkoff, Gay Hamilton, Marie Kean,Diana Körner, Murray Melvin, Frank Middlemass, André Morell, Arthur O'Sullivan, Godfrey Quigley, Leonard Rossiter, Philip Stone.
Origem: Grã-Bretanha
Ano: 1975
Duração: 185 minutos
Como é que um jovem irlandês sem perspectivas na vida consegue entrar para a aristocracia inglesa do século XVIII? Para Barry Lyndon a resposta é simples: de qualquer maneira! A sua ascensão ao poder e à riqueza é o tema arrebatador desta sumptuosa versão de Stanley Kubrick do romance de William Makepeace Thackeray. Para fazer este deslumbrante e subtilmente irónico vencedor de 4 Óscares da Academia, Kubrick encontrou inspiração nos trabalhos dos pintores da época. Cenários e guarda-roupa foram executados segundo os métodos de então e foram construídas lentes especiais para filmar interiores e exteriores com luz natural. O resultado é um filme a todos os títulos inovador que transporta um período histórico para o ecrã como poucos o conseguiram.

8º ANO: FILME " AS LOUCURAS DO REI JORGE"-IDADE MODERNA

AS LOUCURAS DO REI JORGE
Título original: The Madness of King George
Realizador: Nicholas Hytner
Actores: Nigel Hawthorne, Helen Mirren, Ian Holm, Rupert Everett, Rupert Graves, John Wood, Amanda Donohoe.
Origem: Reino Unido
Ano: 1994
Duração: 107 minutos
No final do século XVIII, o rei Jorge III de Inglaterra começa a demonstrar sinais de demência, que motivam o seu afastamento para tratamento médico; o seu filho, o príncipe de Gales, alimenta intrigas palacianas para tentar usurpar o trono.
Apesar de alguns momentos hilariantes, o filme, baseado em factos reais, constitui uma reflexão dramática acerca das práticas médicas do século XVIII e dos limites do poder e suas arbitrariedades.

8º ANO: FILME " GERMINAL"-IDADE MODERNA

GERMINAL
Título original: Germinal
Realizador: Claude Berri
Actores: Gerard Depardieu, Miou-Miou, Renaud, Jean Carmet, Judith Henry, Jean-Roger Milo, Laurent Terzielf, Jean-Pierre Bisson, Jacques Dacqmine.
Origem: Bélgica / França / Itália
Ano: 1993
Duração: 153 minutos
Norte de França, meados do século XVIII, Montsou, uma cidade mineira. Etienne Lantier, um jovem desempregado que se torna mineiro, enfrenta uma verdadeira descida ao inferno. Um dia, decide entrar em greve. Filme sobre as tensões socias que irão desencadear a revolução francesa e precipitar a queda do Antigo Regime. Baseado numa obra imortal de Emile Zola.

8º ANO: FILME " LIGAÇÕES PERIGOSAS"-IDADE MODERNA

LIGAÇÕES PERIGOSAS
Título original: Dangerous Liaisons
Realizador: Stephen Frears
Actores: Glenn Close, John Malkovich, Michelle Pfeiffer, Uma Thurman, Keanu Reeves.
Origem: EUA / Grã-Bretanha
Ano: 1988
Duração: 119 minutos
Excelente adaptação do romance de Choderlos Laclos, acerca do eterno e universal poder manipulador do sexo, nos círculos aristocráticos franceses do século XVIII. Com Glenn Close, John Malkovich e Michelle Pfeiffer num inesquecível trio interpretativo. A perversa e fascinante marquesa de Merteuil (Glenn Close) planeia vingar-se do seu último amante, com a ajuda do seu velho amigo, o visconde de Valmont (John Malkovich), tão amoral e depravado como ela. Uma virtuosa mulher casada, Madame de Tourvel (Michelle Pfeiffer), pela qual Valmont se enamora, ver-se-á envolvida nas insidiosas maquinações da marquesa. Vencedor de três Óscares em 1988: melhor argumento adaptado (Christopher Hampton), melhor guarda-roupa e melhores cenários.

8º ANO: FILME " OS CAMISARDOS"-IDADE MODERNA

OS CAMISARDOS
Título original: Les Camisards
Realizador: Renné Allio
Actores: Jean Benguigui, Jean Bouise, Maurice Bénichou, Philippe Clévenot, Jacques Debary, Gérard Desarthe, Gabriel Gason, Hubert Gignoux, Dominique Labourier, Christine Laurent, François Marthouret, Geneviève Mnich, Philippe Nahon, Suzy Rambaud.
Origem: França
Ano: 1970
Duração: 105 minutos
Tendo como pano de fundo as revoltas camponesas em França entre 1702 e 1705, o filme reconstitui o confronto entre a minoria protestante (calvinista) e a igreja católica, uma importante página da história francesa do Antigo Regime, logo a seguir à revogação do édito de Nantes em 1698.

8ºANO: FILME "O PROCESSO DO REI"-IDADE MODERNA

O PROCESSO DO REI
Título original: O Processo do Rei
Realizador: João Mário Grilo
Actores: Carlos Daniel, Aurelle Doazan, Antonino Solmer, Carlos Martins Medeiros, Gérard Hardy, Muriel Brenner, Filipe Ferrer, Jean Lafront, Jean Rupert, Paulo Filipe, Marcello Urgeghe, Nuno Carinhas, Isabel Alves de Carvalho, António Loja Neves.
Origem: Portugal / França / Alemanha / Itália
Ano: 1989
Duração: 90 minutos
O Processo do Rei conta-nos a história do rei Afonso VI de Portugal que, no século XVII, perdeu para o irmão a mulher e o trono em virtude da sua alegada loucura. Afonso VI herdara o trono de D. João IV, o primeiro rei português após a Restauração, mas cedo demonstrou não possuir qualidades para ocupar o mais alto cargo da nação. Acabará por ser afastado, e a coroa entregue ao seu irmão Pedro. A própria mulher de Afonso, Maria Francisca de Sabóia, conseguirá do papa a anulação do casamento, para casar com o novo rei.

8º ANO: FILME " A TOMADA DO PODER POR LUÍS XIV"-IDADE MODERNA

A TOMADA DO PODER POR LUÍS XIV
Título original: La prise du pouvoir par Louis XIV
Realizador: Roberto Rossellini
Actores: Jean-Marie Patte, Raymond Jourdan, Silvagni, Katharina Renn, Dominique Vincent,Pierre Barrat, Fernand Fabre, Françoise Ponty, Joëlle Laugeois, Maurice Barrier, André Dumas, François Mirante.
Origem: França
Ano: 1966
Duração: 100 minutos
Depois da morte, em 1661, do cardeal Mazarino, primeiro-ministro todo-poderoso que governava a França, o jovem rei Luís XIV pretende passar a exercer ele próprio o poder. Para isso tem de lutar contra a influência de sua mãe, Ana de Áustria, e de alguns poderosos senhores da corte, e tem de submeter as ordens privilegiadas à sua autoridade. Com a ajuda de Colbert, Luís XIV vai tomando uma série de medidas (prisão de Fouquet, desenvolvimento da economia, engrandecimento do poder real através do grande aparato, luxo e etiqueta da corte), que lhe permitem alcançar o poder absoluto.
Rosselini reconstituiu de forma rigorosa os acontecimentos de uma época marcante da história, a forma como os monarcas absolutistas souberam impor o seu poder às ordens privilegiadas, impressionando-as com a sua grandeza e magnificência e desviando-lhes as atenções da vida política para a vida cortesã. A maior parte das cenas utiliza os cenários onde verdadeiramente aconteceram.

8º ANO: FILME "O HOMEM DA MÁSCARA DE FERRO"-IDADE MODERNA

O HOMEM DA MÁSCARA DE FERRO
Título original: The Man in the Iron Mask
Realizador: Randall Wallace
Actores: Leonardo DiCaprio, Jeremy Irons, John Malkovich, Gerard Depardieu, Gabriel Byrne. Origem: Reino Unido / EUA
Ano: 1998
Duração: 132 minutos
Em 1638, a rainha Ana de França dá à luz um rapaz, que será o herdeiro do trono. Mas apenas algumas pessoas sabem que, breves momentos após, nasce um irmão gémeo. 22 anos depois, o rei Luís XIV ocupa o trono da França, mas o seu estilo de vida e as despesas da guerra trouxeram a fome e a miséria ao povo francês. D'Artagnan, o comandante da guarda do rei, e os seus três companheiros mosqueteiros, Aramis, Athos e Porthos, estão decididos a mudar a situação. Aramis sabe da existência de um homem encarcerado numa prisão de alta segurança, cujo o rosto se encontra permanentemente oculto por uma máscara de ferro, que poderá constituir uma solução para os seus problemas. Baseado no romance homónimo de Alexandre Dumas.

8º ANO: FILME "CROMWEL"-IDADE MODERNA

CROMWELL
Título original: Cromwell
Realizador: Ken Hughes
Actores: Richard Harris, Alec Guinnes, Robert Morley, Dorothy Tutin, Timothy Dalton, Frank Finlay.
Origem: Reino Unido
Ano: 1970
Duração: 145 minutos
Insatisfeito com a política religiosa de Carlos I, Oliver Cromwell (1559-1658) planeia partir para o Novo Mundo com a sua família. Mas na véspera da partida, Cromwell vê-se arrastado para os meandros da política e religião, num extremar de posições que irá desencadear uma guerra civil.

8º ANO: FILME "A OBRA AO NEGRO"-IDADE MODERNA

A OBRA AO NEGRO
Título original: L'Oeuvre au Noir
Realizador: André Delvaux
Actores: Gian Maria Volonté, Samy Frey, Anna Karina, Philippe Leotard, Marie-Christine Barrault.
Origem: França
Ano: 1987
Duração: 105 minutos
Numa Europa profundamente agitada pelas convulsões sociais que marcaram o século XVI, Zenão, escritor e filósofo, regressa a Bruges sob um falso nome e inicia a prática da medicina, sobretudo junto dos mais pobres. Aristocrata e formado em direito canónico, Zenão vive modestamente, mas os seus métodos e opiniões pouco ortodoxos só não lhe trazem mais dissabores graças à protecção do prior da cidade. Quando o prior morre, Zenão não conseguirá livrar-se da acusação de heresia e é condenado à fogueira pela Inquisição. Num mundo conturbado, Zenão concentra em si o desejo de mudança e a vontade de alcançar a liberdade de pensar e conceber. Adaptação do romance homónimo de Marguerite Yourcenar.

8º ANO: FILME "ELISABETH"-IDADE MODERNA

ELIZABETH
Título original: Elizabeth
Realizador: Shekhar Kapur
Actores: Cate Blanchett, Geoffrey Rush, Christopher Eccleston, Joseph Fiennes, Richard Attenborough.
Origem: Reino Unido
Ano: 1998
Duração: 123 minutos
A história da subida ao trono de Inglaterra de Isabel I, num filme cheio de intrigas palacianas, tentativas de assassínio e execuções. O filme mostra-nos uma Inglaterra dividida pelas crenças religiosas, com o confronto entre católicos e protestantes. A rainha Maria Tudor, com a bênção do papa e da igreja católica, alimenta as fogueiras com os hereges protestantes. Os apoiantes da rainha convencem-na a aprisionar na torre de Londres a sua meia-irmã, Isabel, protestante e sucessora legítima do trono. Quando Maria Tudor adoece gravemente, o conde tenta convencê-la a assinar a sentença de execução da irmã para evitar uma crise social e manter o domínio Católico e o seu próprio poder. Mas a rainha hesita e, à sua morte, Isabel torna-se rainha. A jovem e inexperiente governante terá de aprender a desenvencilhar-se das intrigas políticas em que aqueles que a rodeiam procuram enredá-la.

8º ANO: FILME "GIORDANO BRUNO"-IDADE MODERNA

GIORDANO BRUNO
Título original: Giordano Bruno
Realizador: Giuliano Montaldo
Actores: Gian Maria Volanté, Mathieu Carrière, Charlotte Rampling.
Origem: Itália / França
Ano: 1973
Duração: 123 minutos
Na Europa do final do século XVI, Giordano Bruno é um nome incomodativo entre os meios eclesiásticos. Filósofo, astrónomo e matemático, Giordano Bruno ousou contrariar a teoria geocêntrica, que colocava a Terra no centro do universo, defendendo a noção da multiplicidade dos mundos e concebendo o Universo como um organismo vivo, auto-suficiente e infinito, que acaba por identificar com Deus. Percorre toda a Europa divulgando as suas ideias, o que lhe vale mais ódios do que aplausos. Quando em 1571 chega a Veneza, é denunciado à Inquisição, sendo preso e enviado para Roma. Aí passará seis anos enclausurado, e acaba por ser condenado à fogueira por heresia. A sentença foi executada a 17 de Fevereiro de 1600, em Campo dei Fiori, em Rome, na praça onde hoje se ergue uma estátua em sua memória. Impressionante reconstituição da vida de um grande precursor da ciência moderna.

8º ANO: FILME "CARAVAGGIO"-IDADE MODERNA

CARAVAGGIO
Título original: Caravaggio
Realizador: Derek Jarman
Actores: Nigel Terry, Sean Bean, Michael Gough, Sadie Corre, Jack Birkett, Una Brandon-Jones, Imogen Claire, Robbie Coltrane.
Origem: Reino Unido
Ano: 1986
Duração: 93 minutos
A vida e obra do pintor italiano Michelangelo Merisi Caravaggio, numa adaptação livre para o cinema, que inclui alguns anacronismos propositados.