segunda-feira, 28 de abril de 2008

7º ANO: FILME "TRÓIA"- ANTIGUIDADE-ANTIGA GRÉCIA

TRÓIA
Título original: Troy
Realizador: Wolfgang Petersen
Actores: Brad Pitt, Eric Bana, Orlando Bloom, Sean Bean, Rose Byrne, Diane Kruger, Brian Cox, Brendan Gleeson, Peter O'Toole, Julie Christie, Saffron Burrows, Garrett Hedlund.
Origem: EUA
Ano: 2004
Duração: 156 minutos
Hollywood regressa aos grandes épicos, em mais uma adaptação da Ilíada de Homero, considerado o primeiro grande mestre da literatura ocidental. Homero terá escrito a sua obra no século VIII a.C., 300 a 400 anos após a suposta queda de Tróia, e embora não seja claro se a escreveu baseando-se em crónicas orais já existentes ou se era o único e criador original, o seu trabalho sobreviveu à passagem dos séculos para se tornar o mais importante olhar da literatura sobre a Antiguidade. No filme de Petersen, Brad Pitt encarna o poderoso e orgulhoso Aquiles, e Orlando Bloom e Diane Kruger interpretam os papéis dos lendários amantes cujo amor vai arrastar duas nações para a guerra. Eric Bana é o príncipe que ousa desafiar Aquiles, e Peter O'Toole interpreta o rei Príamo, governante de Tróia.
Inicialmente as filmagens de Tróia estavam previstas para ocorrer em Marrocos mas, devido à ameaça de guerra no Iraque, foram transferidas para o México. O realizador Wolfgang Petersen recria um imenso espectáculo visual, servido por uma mão-chea de efeios especiais, um mundo de imensas galeras de guerra, grandiosas batalhas e feitos de armas, imensas cidades-fortaleza e o lendário Cavalo de Tróia.

Sem comentários: