quarta-feira, 30 de abril de 2008

8º ANO: FILME "O LEOPARDO"-IDADE CONTEMPORÂNEA

O LEOPARDO
Título original: Il Gattopardo
Realizador: Luchino Visconti
Actores: Burt Lancaster, Claudia Cardinale, Alain Delon, Paolo Stoppa, Rina Morelli, Romolo Valli, Terence Hill, Pierre Clémenti, Lucilla Morlacchi.
Origem: Itália / França
Ano: 1963
Duração: 205 minutos
O príncipe siciliano Fabrizio de Salina assiste à perda de poder e influência pessoais após 'Il Risorgimento', a unificação da Itália. A fim de evitar um confronto com os rebeldes chefiados por Garibaldi, Fabrizio muda-se, juntamente com a família, para o seu retiro em Donnafugata. Percebendo que o mundo à sua volta está a mudar irreversivelmente, e fiel ao seu lema de que há que "mudar alguma coisa para que tudo fique na mesma", decide casar o seu sobrinho, Tancredi Falconeri (Alani Delon), com a filha do presidente da Câmara local.
A acção decorre entre 1860 e 1910, e traça-nos o retrato pungente de uma aristocracia decadente e moribunda, que enfrenta a nova realidade política e social de um mundo em mudança profunda. Esta magnífica adaptação do romance "Il Gatopardo" de Tomasi di Lampedusa, ele próprio um príncipe siciliano, foi uma das mais caras e sumptuosas produções europeias e fica na retina como um dos mais belos filmes da história do cinema

Sem comentários: