terça-feira, 29 de abril de 2008

RECURSO NA SALA DE AULA: O CINEMA

Sugestões para a utilização do cinema na escola

A reconstituição do passado através do filme histórico constitui um excelente recurso para o conhecimento e compreensão de um determinado período ou facto histórico, pois permite viver por dentro o ambiente de uma época, o dia-a-dia das populações e o seu quotidiano, os seus problemas, as suas preocupações culturais e religiosas.

O modelo apelativo da linguagem cinematográfica é, além disso, naturalmente mobilizador e constitui uma fonte de motivação talvez mais forte do que qualquer outro recurso.

Uma das primeiras preocupações que se deve ter ao pretender utilizar o cinema como recurso de ensino-aprendizagem é saber distinguir entre factos reais e imaginários - embora estes possam também contribuir para uma compreensão da época - a fim de não confundir a ficção com a realidade histórica. Não devemos esquecer que o filme cria facilmente a impressão da verdade, e a narrativa cinematográfica obedece a critérios que por vezes não se coadunam com o rigor histórico.

A utilização do filme também não pode ser feita num contexto isolado, nem pode nunca substituir a explicação do professor. Deve ser antecedida de uma preparação prévia em que, além do tema do filme, se explica aos alunos o contexto sociopolítico em que ele foi produzido e também as intenções do realizador, a mensagem que ele pretende transmitir, e que muitas vezes ultrapassa o contexto factual do filme.

Quase todos os filmes históricos permitem uma abordagem multidisciplinar, que poderá englobar a Língua e Literatura Portuguesa, a Língua Estrangeira, as Ciências, as Artes, etc. pelo que este deverá ser também um factor a ter em conta na planificação da actividade de utilização pedagógica do cinema.

Por fim, também não podemos esquecer que, tendo em vista a consolidação dos conhecimentos, o visionamento do filme deverá dar origem a um qualquer produto, nem que seja um debate sobre as ideias principais do filme.

Sugere-se a utilização de um guião, onde os alunos poderão recolher alguns dos seguintes dados, que poderão variar de acordo com o tipo de filme e a faixa etária dos alunos:

.Ficha técnica do filme (título, realizador, data de realização e principais actores).
.Localização espacial da história.
.Época histórica retratada, o tema do filme, a mensagem que o realizador pretende transmitir e a eficácia dessa mensagem.
.O significado dos acontecimentos retratados.
.A utilização da cor no filme e as emoções que veicula.
.A utilização da música e a forma como esta realça a mensagem de uma determinada cena.
.Personagens históricas (ou fictícias) envolvidas.
.Personagens preferidas e detestadas e respectiva justificação.
.Grupos sociais em evidência.
.Vestuário usado, costumes da época diferentes dos actuais, cenários.
.Apreciação sobre o rigor histórico do filme, evidenciando as cenas onde se atinge mais ou menos esse rigor.
.Propor um final diferente para o filme.
.Explicar o que é que se aprendeu com filme.

Sem comentários: