terça-feira, 29 de abril de 2008

7º ANO: FILME "IVAN, O TERRÍVEL"-IDADE MÉDIA

IVAN, O TERRÍVEL
Título original: Ivan Groznyj
Realizador: Sergei B. Eisenstein
Actores: Nikolai Cherkasov, Lyudmila Tselikovskaya, Serafima Birman, Mikhail Nazvanov, Mikhail Zharov, Amvrosi Buchma, Mikhail Kuznetsov, Pavel Kadochnikov, Andrei Abrikosov, Aleksandr Mgebrov, Maksim Mikhajlov, Vsevolod Pudovkin.
Origem: URSS
Ano: 1945
Duração: 95 minutos
Ivan Vassilievitch, (1547-1584) Ivan IV, o primeiro czar da Rússia, ficou sobretudo conhecido pelas suas decisões drásticas e actos de crueldade, ma foi também o responsável pela unificação do país, um impulsionador da cultura, especialmente da imprensa, e um leitor ávido e escritor competente, autor de escritos políticos, orações e música sacra.
O filme, uma encomenda do próprio Estaline, foi originalmente concebido como uma trilogia, mas ficou-se apenas pelas duas primeiras partes, já que Eisenstein morreu antes de poder completar a terceira. O ditador soviético parece ter apreciado a primeira parte, mas a segunda, na qual via uma crítica ao seu próprio despotismo, foi banida e só viu a luz do dia em 1958, quando tanto Estaline como Eisenstein já haviam morrido.
A primeira parte do filme descreve a forma como Ivan consolidou o seu poder, com o apoio dos camponeses. A segunda relata as maquinações dos Boiardos, que tentam em vão assassinar o czar, e as consequentes medidas repressivas do soberano, que consegue descobrir e reprimir violentamente todas as conspirações tecidas contra si. Embora a película tenha sido maioritariamente filmada a preto e branco, encontram-se duas cenas a cores no final da segunda parte.

Sem comentários: