terça-feira, 29 de abril de 2008

8º ANO: FILME " A TOMADA DO PODER POR LUÍS XIV"-IDADE MODERNA

A TOMADA DO PODER POR LUÍS XIV
Título original: La prise du pouvoir par Louis XIV
Realizador: Roberto Rossellini
Actores: Jean-Marie Patte, Raymond Jourdan, Silvagni, Katharina Renn, Dominique Vincent,Pierre Barrat, Fernand Fabre, Françoise Ponty, Joëlle Laugeois, Maurice Barrier, André Dumas, François Mirante.
Origem: França
Ano: 1966
Duração: 100 minutos
Depois da morte, em 1661, do cardeal Mazarino, primeiro-ministro todo-poderoso que governava a França, o jovem rei Luís XIV pretende passar a exercer ele próprio o poder. Para isso tem de lutar contra a influência de sua mãe, Ana de Áustria, e de alguns poderosos senhores da corte, e tem de submeter as ordens privilegiadas à sua autoridade. Com a ajuda de Colbert, Luís XIV vai tomando uma série de medidas (prisão de Fouquet, desenvolvimento da economia, engrandecimento do poder real através do grande aparato, luxo e etiqueta da corte), que lhe permitem alcançar o poder absoluto.
Rosselini reconstituiu de forma rigorosa os acontecimentos de uma época marcante da história, a forma como os monarcas absolutistas souberam impor o seu poder às ordens privilegiadas, impressionando-as com a sua grandeza e magnificência e desviando-lhes as atenções da vida política para a vida cortesã. A maior parte das cenas utiliza os cenários onde verdadeiramente aconteceram.

Sem comentários: