domingo, 27 de abril de 2008

7º ANO: AS CIVILIZAÇÕES DOS GRANDES RIOS

AS CIVILIZAÇÕES DOS GRANDES RIOS - A MESOPOTÂMIA

Por Civilização podemos entender um conjunto de formas de vida, de costumes, de crenças, de instituições e de realizações técnicas e culturais que são comuns a uma determinada sociedade humana e a caracterizam. Assim, falamos da civilização chinesa, da civilização egípcia, da civilização suméria....
No mapa, podes ver a localização das cidades mais antigas que o homem já construiu.

"A maior ou menor riqueza das aldeias dependeu sempre da fertilidade do solo, da secagem dos pântanos ou dos depósitos deixados na terra por ocasião das enchentes. A necessidade de as populações repararem os danos das cheias e de criarem redes de represas, canais e obras de irrigação levou-as a unirem-se e a organizarem-se.
Ora, a antiga aldeia não tinha possibilidade de responder a essas exigências. Só a cidade pôde mobilizar-se e centralizar a força de trabalho capaz de levar a cabo a defesa e organização dos grupos populacionais. A cidade, criada a partir do desenvolvimento da cidadela (recinto fortificado) da aldeia, passou a contar com um novo corpo de habitantes: funcionários administrativos, artesãos e mercadores. A cidade distingue se definitivamente da aldeia quando cria a escrita, o cálculo e o sistema de pesos e medidas. "

História da Mesopotâmia

História da Mesopotâmia, Povos Mesopotâmicos, Assírios, Babilónios, Sumérios, Babilónia, Código de Hamurabi, Escrita Cuneiforme, Zigurate, Jardins Suspensos da Babilónia, Torre de Babel, economia, arquitectura, arte e administração.-

Introdução-A palavra Mesopotâmia tem origem grega e significa " terra entre rios". Esta região localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates no Médio Oriente, onde actualmente se situa o Iraque. Esta civilização é considerada uma das mais antigas da história.

SUMÉRIOS
Vários povos antigos habitaram essa região entre os séculos V e I a.C. Entre estes povos, podemos destacar: babilónios, assírios, sumérios, caldeus, amoritas e acádios. Vale a pena dizer que os povos da antiguidade procuravam regiões férteis, próximas a rios, para desenvolverem as suas comunidades. Dentro desta perspectiva, a região da mesopotâmia era uma excelente opção, pois garantia à população: água para consumo, rios para pescar e via de transporte pelos rios. Outro benefício oferecido pelos rios eram as cheias que fertilizavam as margens, garantindo um óptimo local para a agricultura.
Em geral, eram povos politeístas, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. No que se refere à política, tinham uma forma de organização baseada na centralização de poder, onde apenas uma pessoa (imperador ou rei) comandava tudo. A economia destes povos era baseada na agricultura e no comércio nómada de caravanas.

Sumérios
HAMURABI
Este povo destacou-se na construção de um complexo sistema de controle da água dos rios. Construíram canais de irrigação, barragens e diques. O armazenamento da água era de fundamental importância para a sobrevivência das comunidades. Uma grande contribuição dos sumérios foi o desenvolvimento da escrita cuneiforme, por volta de 4000 a.C. Usavam placas de Zigurate
barro, onde cunhavam esta escrita. Muito do que sabemos hoje sobre este período da história, deve-se às placas de argila com registros quotidianos, administrativos, económicos e políticos da época.
Os sumérios, excelentes arquitectos e construtores, desenvolveram os zigurates. Estas construções eram em forma de pirâmides e serviam como locais de armazenamento de produtos agrícolas e também como templos religiosos. Construíram várias cidades importantes como, por exemplo: Ur, Nipur, Lagash e Eridu.

Babilónios
Este povo construiu suas cidades nas margens do rio Eufrates. Foram responsáveis por um dos primeiros códigos de leis de que temos conhecimento. O imperador e legislador Hamurabi desenvolveu um conjunto de leis para poder organizar e controlar a sociedade. De acordo com o Código de Hamurabi, todos os criminosos deveriam ser punidos de uma forma proporcional ao delito cometido.
Os babilónios também desenvolveram um rico e preciso calendário, cujo objectivo principal era conhecer mais sobre as cheias do rio Eufrates e também obter melhores condições para o desenvolvimento da agricultura. Excelentes observadores dos astros e com grande conhecimento de astronomia, desenvolveram um preciso relógio de sol.
Além de Hamurabi, um outro imperador que se tornou conhecido pela sua administração foi Nabucodonosor, responsável pela construção dos Jardins suspensos da Babilónia (que fez para satisfazer a sua esposa) e a Torre de Babel. Sob o seu comando, os babilónios chegaram a conquistar o povo hebreu e a cidade de Jerusalém.
-Assírios-
Este povo destacou-se pela organização e desenvolvimento de uma cultura militar. Encaravam a guerra como uma das principais formas de conquistar poder e desenvolver a sociedade. Eram extremamente cruéis com os povos inimigos que conquistavam. Impunham aos vencidos, castigos e crueldades como uma forma de manter respeito e espalhar o medo entre os outros povos. Com estas atitudes, tiveram que enfrentar uma série de revoltas populares nas regiões que conquistavam.
A sua capital, nos anos mais prósperos, foi Nínive, numa região que hoje pertence ao Iraque. O Império assírio abrange o período de 1700 a 610 a.C, mais de mil anos.
Libertando-se dos sumérios, conquistaram grande parte do seu território, mas caíram em poder dos babilónios, um povo que morava ao sul da Mesopotâmia.O Império Assírio conheceu o seu período de maior glória e prosperidade durante o reinado de Assurbanipal (até 630 a.C). Cobravam pesados impostos aos povos vencidos, o que os levava a revoltarem-se continuamente.A escrita dos assírios constituía-se por pequenas cunhas feitas com estilete em tabuletas de argila - é chamada também de escrita cuneiforme. Descobriram-se milhares de tabuletas na biblioteca de Assurbanipal em Nínive, conhecendo-se grande parte da história do Império Assírio a partir da leitura.
Os palácios de Nínive são cobertos por esculturas em baixo-relevo, representando cenas de batalhas e da vida quotidiana dos assírios. Também por eles sabemos muito da história desse grande Império do passado.

Sem comentários: