segunda-feira, 28 de abril de 2008

7º ANO: FILME " A GUERRA DO FOGO" - PALEOLÍTICO

 “A GUERRA DO FOGO”
Título original: La Guerre du feu
Realizador: Jean-Jacques Annaud
Actores: Everett McGill, Rae Dawn Chong, Ron Perlman, Nameer El Kadi.
Origem: França / Canadá
Ano: 1981
Duração: 97 minutos
Uma da mais bem conseguidas reconstituições da Pré-História, na qual Jean-Jacques Annaud filma o quotidiano dos primeiros grupos humanos. Anthony Burgess criou a linguagem usada por estes homens primitivos, numa aventura pré-histórica em que um trio de guerreiros viaja pela savana em busca do fogo que a sua tribo perdeu e não sabe como fabricar. Pelo caminho encontram tigres dentes-de-sabre, mamutes, tribos canibais e um grupo de humanos mais evoluído, que já domina a técnica de produção de fogo. Um épico quase antropológico, com suspense, humor e algumas cenas de sexo e violência, pelo que se deverá ter em atenção a faixa etária dos alunos a quem o filme vai ser exibido. A coreografia gestual é da autoria de Desmond Morris.
“A guerra do fogo não ocorreu porque alguém sabia o uso prático que o fogo teria, e sim porque era fascinante.” Joseph Campbell
A obra cinematográfica A GUERRA DO FOGO narra a história de uma tribo Homo Sapiens, ou talvez Cro Magnon, que detem o conhecimento de como manter o fogo aceso, mas não de como produzi-lo. Quando um ataque de uma tribo Homo Neanderthalensis, rival, extingue sua chama primordial, três membros saem numa jornada para conseguir outra chama e reavivar o seu fogo perdido.
Durante a jornada, os três entram em contacto com o Homo Sapiens Sapiens, ao salvarem um deles das mãos de uma tribo Homo Neanderthalensis antropófaga. Do contacto com este indivíduo e com sua tribo, mais avançados tecnologicamente, são expostos a diversos conhecimentos novos, principalmente à arte de produzir fogo.

A história narrada no filme “A GUERRA DO FOGO” é “uma jornada de nove meses que resume 40,000 anos de história da humanidade em apenas 125 minutos”. (J. J. ANAUD 2006).
Outra questão relevante que está presente na narrativa é o facto do filme ter como moral da história a descoberta do amor. Narra a história de um personagem que passa de um estado de relações de dominância a um estado de relações emocionais.


Questionário/teste
1.Por que é que durante a narrativa os personagens sopram, durante a obtenção do fogo?
2.Como é que sabemos que o filme se passa no Paleolítico?
3.Com que intenção os personagens queriam manter o fogo?
4.Explica a recolecção que viste no filme.
5.Como era a alimentação e a habitação destes homens?
6.Conseguiste ver no filme o nomadismo?
7.Que tipo de actividades económicas viste no filme?
8.Viste alguma espécie de arte?
9.Que personagem passa de um estado de relações de dominância a um estado de relações emocionais descobrindo o amor?
10.Descreve um momento que indique que os personagens se apaixonaram.

1 comentário:

Unknown disse...

quais as respostas?