segunda-feira, 28 de abril de 2008

7º ANO: Recursos de História Medieval

Chama-se Idade Média ao período intermédio numa divisão esquemática da História Europeia em quatro "eras", a saber: a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea. É normalmente considerada como tendo-se estendido desde o fim do Império Romano Ocidental até à ascensão das monarquias nacionais e ao início da renovação demográfica e económica após a Peste Negra, dos Descobrimentos Marítimos e do renascimento cultural conhecido como Renascimento, por volta do século XV, bem como a Reforma Protestante, começando em 1517. Alguns historiadores mencionam a tomada de Constantinopla pelos turcos (1453 d.C.) como marco de término desta idade.

Recursos de História Medieval
The Battle of Hastings (1066)A conquista normanda da Inglaterra e as célebres tapeçarias de Bayeux, integralmente descritas.
The Domesday Book A famosa «inquirição» mandada realizar por Guilherme, o Conquistador, em 1085.
The Christian Crusades (1095-1291)
Página sobre as Cruzadas com referências bibliográficas e ligações a outros sítios.
History of the Crusades
As Cruzadas e as Ordens Religiosas Militares.
Cuadernos de Historia Medieval Revista electrónica de História medieval, da Universidade Autónoma de Madrid, com artigos, textos e informações.
ORB: The Online Reference Book for Medieval StudiesDa responsabilidade de professores universitários americanos e ingleses, disponibiliza uma imensa quantidade de textos escritos por especialistas sobre as diferentes temáticas medievais.
The Labyrinth Projecto da responsabilidade do «Programa de Estudos Medievais» da Universidade de Georgetown, com uma lista de recursos electrónicos sobre a Idade Média.
The Internet Medieval SourcebookDa responsabilidade do Centro de Estudos Medievais da Universidade Fordham, apresenta um vasto conjunto de textos de diversas naturezas, mapas, imagens, música e vídeos.
Medieval Fiefdom
Página sobre a vida e a sociedade feudais em Inglaterra durante os séculos XI a XIV.
Projecto Chronos - Antiga & Medieval Projecto brasileiro com um interessante catálogo de fontes primárias de História Antiga e Medieval e com uma já longa lista de artigos sobre a época.
Núcleo Científico de Estudos Medievais
Da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Apresenta uma listagem das dissertações de temática medieval defendidas na Instituição e ligações para outros centros de estudos medievais.
Internet Connection for Medieval Resources Um dos melhores sítios para o estudo da Idade Média. Com recursos acessíveis por áreas temáticas e glossário de termos.
Cavaleiros medievais Os cavaleiros medievais, os seus códigos de conduta, o armamento e a heráldica.
História MedievalResumos em português e sugestões de leitura de obras nacionais e estrangeiras sobre a Idade Média.
Foral da Guarda Transcrição do foral da cidade da Guarda (c. 1200), com glossário de termos arcaicos.
Medieval SiegePágina divertida e interactiva, com características pedagógicas. Inclui um conjunto de recursos e guia do professor.
Exhibits Collection -- The Middle AgesFeudalismo, Religião, Habitação, Vestuário...
Medieval ResourcesRecursos sobre a Idade Média e listas de discussão.
Medieval Life and the Hundred Years War
Texto com ilustrações acerca da Guerra dos Cem Anos e a vida medieval.
MénestrelPágina francesa com ligações a diversos recursos e temas medievais.
Inquisição Inquisição e ligações ao tema, nomeadamente herege, interrogatório (tortura), etc.
Idade Medieval As mulheres, os cavaleiros, a Inquisição, o quotidiano, a vida nos castelos, a Igreja, a Ciência e Cultura.
Medieval World Encyclopaedia Uma Enciclopédia do Mundo Medieval, concebida para estudantes ingleses: os anglo-saxões, a guerra na Idade Média, monarcas, normandos, a exploração agrária e a literatura são os temas em destaque.
Libro
Cerca de 40 livros on-line com estudos em língua inglesa sobre a Península Ibérica durante a Idade Média e a Idade Moderna.
História Medieval - Índice Artigos do Prof. Dr. Ricardo Costa e de outros professores da Univ. Federal do Espírito Santo - Brasil . Cronologia da Península Ibérica.
Middle AgesA vida na Idade Média: casa, vestuário, medicina, religião, arte e tempos livres. Ligações a outras páginas sobre a Idade Média.
Footw ear of the Middle Ages História do calçado na Idade Média.
EAWC Medieval Europe
Magna Carta, cronologia, ensaios, imagens, textos electrónicos e recursos.
Histoire-BNF Imagens de História Medieval da Biblioteca Nacional de França.

Sem comentários: