segunda-feira, 28 de abril de 2008

9º ANO: Recursos sobre a segunda metade do século XX

O mundo da segunda metade do século XX é indiscutivelmente marcado pelo desencadear da Guerra-Fria entre as superpontências que dominavam cada um dos blocos em que o mundo se dvidiu: o bloco Ocidental, liderado pelos EUA, e o bloco de Leste, liderado pela URSS. As Guerras da Coreia e do Vietname, a crise dos mísseis de cuba, a intervenção soviética no Afeganistão, foram os momentos mais tensos dessa guerra não declarada. Para a história dessas décadas ficaram ainda o desmantelamento dos impérios coloniais europeus, a corrida espacial, o fim dos regimes autoritários em Portugal e Espanha e o nascimento e consolidação da União Europeia. No final do século assistiu-se ao aparecimento de uma nova ordem internacional, com o fim dos regimes comunistas no Bloco de Leste e o final da Guerra-Fria.
Recursos sobre a segunda metade do século XX
De 1945 à nos Jours
Página didáctica sobre o Mundo, de 1945 até aos nossos dias. Os temas estão agrupados em três grandes rubricas: O crescimento económico, a evolução demográfica e as suas consequências sociais e culturais; Da Guerra-fria à actualidade; Emergência do Terceiro Mundo e Descolonização.
Museu da Guerra Fria
Artigo sobre descolonização
Em português.
Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento
Ranking do desenvolvimento humano
Lista dos países menos desenvolvidos
Sobre a Guerra Colonial portuguesa
25 de Abril
Página sobre o 25 de Abril do Instituto Camões. Inclui resumo da revolução.
Associação 25 de Abril
Página da Associação 25 de Abril
Centro de Documentação do 25 de AbrilPágina da Universidade de Coimbra, disponibiliza um catálogo em linha, informações sobre a evolução do sistema político português após 1910 e, sobretudo, bibliografia detalhada, lista de documentos e ligações sobre a Revolução dos Cravos de 1974.
Berlin Wall Online A história do muro de Berlim, apresentada em textos, cronologia, imagens e mapas.
Catalogue d'Extraits Sonores Centenas de fontes sonoras para o estudo do século XX: relato de um sobrevivente do Titanic (15 de Abril de 1912), discurso de Kennedy em Berlim (28 de Agosto de 1963), entre muitas outras.
Europe.fr A União Europeia: os fundadores, as associações e links para os países da União.
Centro de Informação Europeia Jacques Delors
Sobre a União Europeia, em português.
Le Monde Diplomatique Uma página do jornal com o mesmo nome que permite a pesquisa de assuntos políticos, económicos, sociais e culturais contemporâneos existentes na sua base de dados.
D'Historia. Segles XIX i XX Página em catalão com uma listagem de recursos disponíveis para os séculos XIX e XX.

Sem comentários: