quinta-feira, 3 de abril de 2008

SAMORA MACHEL:- LÍDER da FRELIMO MOÇAMBIQUE

Samora Machel(1933-1986)
Samora Machel
Samora Machel era uma força da natureza que libertava energia e tinha um carisma que contagiava e fazia agir.
 Antigo enfermeiro, nascido no Sul de Moçambique, pertence ao primeiro grupo de nacionalistas moçambicanos que rompe com o marasmo da discussão política e decide passar à luta armada.
Estará sempre ligado às tarefas da organização militar, porque entende que é através de acções bélicas que tudo o resto virá.
 E o tudo era não só a independência política formal de Moçambique, mas o estabelecimento de novo poder e de nova sociedade. Samora foi, no campo da ideologia, o líder de concepções mais revolucionárias, as quais motivaram cisões e conflitos internos com várias personalidades e grupos com diferentes visões dos caminhos para alcançar a independência, das quais resultaram, entre outros, o afastamento de Uria Simango e de Lázaro Kavandame, que se entregou às autoridades portuguesas. Samora soube reunir à sua volta um grupo coeso, unificador e eficaz para conduzir a manobra político-militar.
Ao decidir transferir o esforço da Frelimo do Norte de Moçambique para Tete, centrando a guerra à volta do empreendimento de Cahora Bassa, mesmo à custa de maiores riscos, provocados pela proximidade da África do Sul e da Rodésia, e de menores apoios, pela distância às suas bases na Tanzânia, revela uma leitura da situação que os dirigentes políticos portugueses não tiveram ao decidir a construção da barragem.
Samora Machel soube aproveitar da melhor forma a opurtunidade, que lhe foi oferecida de bandeja, de escolher o lugar e o momento da batalha decisiva, e por isso ganhou a guerra.

Sem comentários: