domingo, 27 de abril de 2008

7º ANO: ROMA - OS ROMANOS

Os Romanos
A origem de Roma : explicação mitológicaOs romanos explicavam a origem da sua cidade através do mito de Rómulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gémeos foram abandonados no rio Tibre, na Península Itálica. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores. Já adultos, retornam à cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria Roma.

Após a fundação da cidade de Roma em 753 a.C., Rómulo preocupou-se em povoá-la. Como os recursos locais eram insuficientes, criou no Capitólio um refúgio para todos os bandidos, exilados, devedores insolentes, assassinos e escravos fugidos das redondezas.
Diz a lenda que, dado que a população da primitiva cidade era constituída só por homens, Rómulo organizou um festival a Neptuno e convidou os sabinos, povo vizinho, com suas filhas e mulheres. No auge das festividades, os romanos raptaram as sabinas solteiras e viúvas, levando-as para Roma.

Formação e Expansão do Império Romano
Após dominar toda a península itálica, os romanos partiram para a conquista de outros territórios. Com um exército bem preparado e muitos recursos, venceram os cartagineses nas Guerras Púnicas (século III a.C). Esta vitória foi muito importante, pois garantiu a supremacia romana no Mar Mediterrâneo. Os romanos passaram a chamar o Mediterrâneo de Mare Nostrum.
Após dominar Cartago, Roma ampliou suas conquistas, dominando a Grécia, o Egipto, a Macedónia, a Gália, a Germânia, a Trácia, a Síria e a Palestina.
Com as conquistas, a vida e a estrutura de Roma passaram por significativas mudanças. O império romano passou a ser muito mais comercial do que agrário. Os povos conquistados foram escravizados ou passaram a pagar impostos ao império. As províncias (regiões controladas por Roma) renderam grandes recursos para Roma. A capital do Império Romano enriqueceu e a vida dos romanos mudou.

O EXÉRCITO ROMANO
O exército romano, nos dias áureos do Império, era uma máquina de guerra devastadora e tremendamente bem sucedida. A unidade principal era a legião, com cerca de 6000 homens, quase todos tropa de infantaria. Podia incluir 100 a 200 homens a cavalo, utilizados como batedores, porta-estandartes e enviados em perseguição de inimigos em fuga. O legionário tinha de ser cidadão romano, e os recrutas tinham de submeter-se a um rigoroso programa de selecção antes de serem aceites nas fileiras. Deviam medir pelo menos 1,70 m e ser aprovados num exame médico para garantir que se encontravam em boa condição física e tinham boa visão. Depois, alistavam-se por 20 anos.
O equipamento foi evoluindo ao longo dos anos, mas no século I d. C, um legionário usava um elmo de ferro, uma armadura peitoral ou aduelas de ferro, um escudo de madeira, dois grandes dardos, um punhal, uma espada curta, o chamado gládio, e sandálias robustas de couro.
Para além da armadura e das armas, os soldados levavam ainda um cesto, uma picareta, um machado, uma serra, uma panela, duas estacas para a paliçada de defesa do acampamento e cereal suficiente para uns 15 dias, num total de 40 kg.
Também, nos cercos, os Romanos eram impressionantes. Para derrubarem as portas das cidades, unidades de 27 legionários agrupavam-se em testudo, ou formações "em tartaruga", juntando-se uns aos outros com os escudos sobre as cabeças, o que constituía uma "carapaça" que os protegia dos projécteis inimigos. Também na guerra de cerco usavam torres móveis, rampas, escadas e catapultas gigantes, as ballistae, para lançar sobre o inimigo pedras e setas em chamas.
As vitórias eram celebradas com toda a pompa. Em Roma, era costume realizarem-se "triunfos", ou seja, celebrações públicas para dar as boas-vindas aos comandantes e tropas vitoriosas, com brilhantes cortejos de carros alegóricos, porta-estandartes, trombetas, exibição de prisioneiros e execuções rituais dos chefes inimigos num local perto do fórum. Os insucessos eram mal vistos: uma unidade considerada desobediente ou cobarde em batalha era sujeita à "dizimação" - escolhia-se à sorte um soldado em cada 10, que era selvaticamente morto à paulada pelos seus anteriores camaradas.

Os Romanos na Península Ibérica

Há cerca de 2200 anos a Península Ibérica foi conquistada por um povo muito poderoso: os Romanos.
Este povo era originário de Roma, na Península Itálica, mas cedo alargaram o seu território conquistando territórios em torno do Mar Mediterrâneo a que passaram a chamar "mare nostrum" - o nosso mar.
Com estas conquistas, os Romanos pretendiam aumentar os seus territórios, apoderar-se das riquezas naturais dessas zonas e dominar o comércio do Mediterrâneo.

A Resistência dos Lusitanos
Na Península Ibérica, um dos povos que mais resistiu ao exército romano foram os Lusitanos. Embora tivessem um exército mais fraco e menos organizado, utilizaram tácticas de guerra como os ataques de surpresa que desnorteavam os Romanos. Um dos mais famosos chefes dos Lusitanos foi Viriato.
Os Romanos tinham um forte exército, muito organizado e bem armado o que lhes permitiu conquistar este vasto império, isto é, um conjunto de territórios habitado por vários povos mas sujeitos ao poder de um mesmo chefe - o imperador.

RomanizaçãoOs Romanos trouxeram muitas inovações que foram alterando o modo de vida dos povos peninsulares:
-novas cidades com teatros, templos, balneários públicos com água quente (termas), aquedutos, monumentos;
-um novo tipo de casa, coberta com telha, jardins interiores, repuxos de água, mosaico a cobrir o chão;
-uso do latim como língua falada na Península e que está na base das línguas latinas (português, espanhol, francês, italiano, romeno);
-uso da numeração romana;
-a partir do século IV, o Cristianismo passou a ser a religião oficial de todo o Império Romano.
A estas transformações da paisagem e modo de vida dos povos peninsulares por influência dos Romanos chamamos Romanização.
-novas culturas como a vinha e a oliveira;
-exploração de minas;
-desenvolvimento de indústrias como a salga de peixe, olaria e tecelagem;
-novos materiais de construção como as telhas, os tijolos e os mosaicos;
-novos utensílios como ânforas, talhas, candeias, jóias;
-o uso generalizado da moeda para o comércio;
-uma rede de estradas e pontes para unir as diversas cidades a Roma e facilitar a circulação do exército e das mercadorias;
-novas cidades com teatros, templos, balneários públicos com água quente (termas), aquedutos, monumentos.

Sem comentários: