domingo, 27 de abril de 2008

9º ANO: O ULTIMATO INGLÊS E O MAPA COR-DE-ROSA

O ultimato inglês e o Mapa cor-de-rosa
Mapa cor-de-rosa

O domínio dos europeus em África conduziu a profundas desigualdades sociais. Nos finais do século XIX e inícios do século XX, o imperialismo europeu exerceu-se, essencialmente, em África.
Também Portugal se encontrava na corrida em busca de novas áreas de influência. Com a realização da Conferência de Berlim (1884/1885) onde ficou decidido o novo direito colonial, segundo o qual a ocupação efectiva de um território substituía o direito histórico de descoberta, Portugal procurou formas de defender estas colónias, dado ter em 1822, perdido a colónia do Brasil.
Assim, foram realizadas expedições de exploração do interior de África e em 1891 a Sociedade Portuguesa de Geografia apresenta o chamado mapa cor-de-rosa, ligando Angola a Moçambique.
A Inglaterra reage pois interessava-lhe aquela zona central – Chire – livre para passar do Cairo ao Cabo (colónias inglesas).
Desta feita, a Inglaterra envia um Ultimato a Portugal obrigando-o a retirar as suas tropas das regiões do Chire, o rei D. Carlos viu-se obrigado a ceder pois não podia, nem tinha condições de entrar em guerra com Inglaterra.
ACTIVIDADES
Copia o seguinte texto para o teu caderno. Preenche os espaços em branco utilizando os seguintes conceitos:
descontentamento; guerra; Cabo; portugueses; 1886; Cairo;
Angola; diplomáticas; Moçambique; Carlos; Inglaterra; ultimatum; mapa;
Portugal; Portugal; cedeu; territórios; direito;
___________ pretendia para si os _________ entre ______________ e ____________. Em __________, apresentou internacionalmente um _________ onde constavam os territórios a que se julgava com _________. Porém, a ___________ não aceitou essa pretensão pois estava interessada nos territórios que iam desde a cidade do _____________ até à cidade do _____________.
Em 1890, dirigiu ao rei D. ___________ um ____________ .
Com essa ordem, a Inglaterra exigia que ____________ recuasse na vontade de ocupar aqueles territórios, ameaçando com o corte de relações _____________ e com a ____________. Não tendo as forças necessárias para enfrentar os ingleses, o rei _____________, o que provocou um grande _______________ entre os ___________________ .

Sem comentários: