segunda-feira, 28 de abril de 2008

8º ANO: Recursos sobre o século XIX

O século XIX ficou marcado pelas transformações económicas e sociais resultantes da revolução industrial e das revoluções liberais. Assiste ao aparecimento do operariado como classe antagónica à burguesia, num panorama de luta de classes marcado por greves, reformas e revoluções. O despertar dos movimentos nacionalistas provocará profundas transformações no mapa político da Europa e conduzirá à emancipação das colónias europeias na América do Sul. As doutrinas socialistas, contrárias ao liberalismo e capitalismo e favoráveis ao restabelecimento da soberania do trabalho, divulgam-se entre o meio operário e preparam o caminho para a revolução russa do início do século XX.

Recursos sobre o século XIX
Seven Wonders of the Industrial World A Revolução Industrial mudou o mundo de diferentes formas, ao mesmo tempo que produziu inúmeras maravilhas técnicas. Sete dessas maravilhas são abordadas aqui.
Auguste Comte et le positivisme/and PositivismPágina sobre Augusto Comte e o Positivismo.
The Siege and Commune of Paris 1200 fotografias sobre a Comuna de Paris.
Un site sur la Commune de 1871
Página sobre a sobre a Comuna de Paris de 1871.
Romantic CirclesPágina sobre o Romantismo.
Romantic Chronology Outra página sobre o período do Romantismo.
Revolutionary Players Página sobre o papel desempenhado pelas West Midlands (Reino Unido) na Revolução Industrial inglesa.
Ship's ListA Ship's List é um espaço da responsabilidade de um historiador da imigração e fornece uma série de recursos ficam sobre a emigração britânica para os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.
Victorian Times Project Sociedade, política e economia na Inglaterra vitoriana (1837-1901).
The Victorian Web: An Overview
Outra página sobre a chamada época vitoriana.
19th Century Web Sites
Listagem de recursos sobre o século XIX.
Transport Archive Um espaço britânico que explora três séculos de transportes, centrando-se nos canais, caminhos-de-ferro e aviação.
Fragata D. Fernando II e Glória A última fragata portuguesa a fazer a Carreira da índia.
Portugal nas Grandes Viagens de Exploração do Continente Africano Depois de entrar na página, procurar Artigos e, depois, Artigos históricos. Apresenta artigos sobre a Conferência de Berlim, o Conflito luso-britânico e as principais viagens de exploração, entre outros temas da História de Portugal.
Constitucionalismo em Portugal Página disponibilizada pela Assembleia da República sobre a evolução do constitucionalismo em Portugal: desde as Cortes na Constituição de 1822 até à Assembleia da República na Constituição de 1976.
Child Labour As condições de vida dos operários no século XIX e os defensores das novas ideias sociais.
Marxism PagePágina da Australian National University sobre o Marxismo.
Histoire Contemporaine
Capítulos da História Contemporânea sobre os operários, o trabalho infantil, o colonialismo, a Revolução Russa e Lenine, entre outros.
D'Historia. Segles XIX i XX Página em catalão com uma listagem de recursos disponíveis para os séculos XIX e XX.
Adam Smith PagePágina sobre Adam Smith.

Sem comentários: