segunda-feira, 28 de abril de 2008

9º ANO: Recursos sobre a Revolução Russa

A Rússia do início do século XX era um imenso território governado de modo absoluto e autoritário pelo czar Nicolau II. Era uma sociedade pobre e com grandes antagonismos sociais. Devido à entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial, a situação agrava-se e, em Fevereiro de 1917, as forças liberais tomam o poder e depõem o czar. Mas os problemas persistem e então, em Outubro desse ano, os bolcheviques, liderados por Lenine (que mais tarde vão dar origem ao partido comunista), fazem uma revolução e tomam conta do poder, iniciando a construção de uma sociedade socialista. Os filmes desta secção incluem não só o processo revolucionário em si, mas também o retrato da Rússia no período pré-revolucionário.

Recursos sobre a Revolução Russa
Revolução Russa Página da Universidade de Lausanne sobre a Revolução Russa de 1917: vídeos, imagens, cronologia e glossário.
The Russian Revolution
Sobre a Revolução Russa.
Russian Revolution
Ligações para Revolução Russa.
The Empire That Was Russia As fotografias de Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii (1863-1944) oferecem um vívido retrato de um mundo já desaparecido: o Império Russo nas vésperas da Primeira Guerra Mundial e da Revolução Russa.
Stalin: A Beginner's Guide Criado como suporte de uma série televisiva, este espaço analisa as consequências do governo de Estaline, sobretudo sob a forma de ligações para outras páginas.
State Hermitage Museum, St. Petersburgh, Russia Um dos mais famosos museus do mundo, que alberga tesouros únicos da História da Arte mundial.
Histoire Contemporaine
Capítulos da História Contemporânea sobre os operários, o trabalho infantil, o colonialismo, a Revolução Russa e Lenine, entre outros.

Sem comentários: