Instrumentos para recolha e/ou registo de dados
Designação e caracterização dos instrumentos
Os instrumentos de observação, apesar de não valerem por si próprios, são de grande utilidade quando estão integrados em estratégias que visam um melhor conhecimento dos comportamentos e capacidades dos alunos em situações “naturais” (na turma, no recreio, enquanto jogam ou fazem exercícios físicos…).Os instrumentos de observação devem ser elaborados ou seleccionados respeitando as orientações e objectivos preconizadas no processo de ensino/aprendizagem e as estratégias utilizadas (tarefas realizadas pelos alunos) para a consecução daqueles objectivos.Os instrumentos devem também ter em conta o estádio de desenvolvimento psicológico, quanto à aprendizagem, dos alunos a observar.Neste contexto, não é admissível que se estruturem instrumentos de observação sobre comportamentos, capacidades, atitudes… que os alunos ainda não podem demonstrar.Para certos tipos de comportamentos e capacidades (1), a observação apresenta-se mesmo como a única abordagem possível.Discriminam-se a seguir os instrumentos de observação mais utilizados na prática pedagógica.INSTRUMENTOS DE OBSERVAÇÃODesignação/CaracterizaçãoListas de verificação ou de comprovação / Conjunto de afirmações que traduzem comportamentos a observar, com a finalidade de se verificar a sua presença ou a sua ausência.Escalas de qualificação (2)(numéricas, gráficas de frequência e gráficas descritivas) / Apresentação de um dado comportamento (ou tipo de comportamento) a observar, em termos de grau do progresso realizado pelo aluno face aos objectivos propostos.Grelhas ou grades de observação (3) / Conjunto de afirmações que traduzem comportamentos a observar e a registar, numa determinada escala de frequência.Fichas de registo de incidentes ocasionais / Registos breves, o mais possível factuais, de acontecimentos que, em relação ao aluno observado, sejam significativos ou invulgares.(1) Capacidade para falar, executar experiências, tocar um instrumento musical, realizar uma actividade física, etc.(2) Não será adequado atribuir a estas escalas a designação de “Escalas de Classificação”, utilizada por alguns professores.(3) Aparecem também, em certos livros, com a designação de “grelhas de análise” (como V. Lemos, in O Critério do Sucesso).
Elisa Vila Nova, Avaliação dos alunos – Problemas e soluções, Texto Editora, 2001. (Adaptado)
Sem comentários:
Enviar um comentário