Instrumentos para recolha e/ou registo de dados
Listas de verificação
As listas de verificação (1) são grelhas de observação que têm como finalidade assinalar a presença ou a ausência de “sinais” comportamentais que podem abranger os vários domínios da aprendizagem.Os sinais podem ser sintomáticos ou indiciantes, quer de certos tipos de comportamentom, quer de certas capacidades e aptidões.A lista de verificação que se apresenta, como exemplo, destina-se a obter dados que permitam a avaliação da capacidade de leitura oral.Regras a respeitar na selecção ou elaboração de listas de verificação:
Comportamentos a observar: os mais importantes (significativos) no âmbito do que se pretende (objectivos da lista).
Número de itens da lista: não deve exceder dez.
Número de comportamentos por item: deve ser única e exclusivamente um.
Enunciado de cada item: deve ser o mais claro e objectivo possível.
Funcionalidade do instrumento: deve ser de fácil preenchimento.(1) L. Allal e outros autores consideram estas listas como grelhas de observação, não as distinguindo com uma designação especial.(2) Adaptação de um instrumento facultado pela DGEBS.(3) Um NÃO neste item implica a posterior discriminação do que se passa com o aluno: Tem insuficiente conhecimento das palavras? Aglutina sílabas? Problemas de dislexia? Etc.
Elisa Vila Nova, Avaliação dos alunos – Problemas e soluções, Texto Editora, 2001. (Adaptado)
Sem comentários:
Enviar um comentário