As técnicas de testagem de conhecimentos
Desvantagens e vantagens
Apresentam-se agora as desvantagens e vantagens dos testes, provas ou fichas de "papel e lápis".
DesvantagensTem-se posto grande tónica na crítica à falta de validade e de fiabilidade dos instrumentos de medida quantitativa privilegiados na avaliação psicométrica, vulgarmente designados por testes de “papel e lápis”.Neste contexto, entre as desvantagens destes testes dá-se grande relevo aos seguintes pontos:
O teste nem sempre mede o que se pretende (em função dos objectivos definidos e dos critérios de referência) — falta de validade.
O teste, geralmente, não é fiável, o que significa que, repetindo-se várias vezes a medição dos resultados (1), estes não são concordantes, devido a «erro de medição» (2) — falta de fiabilidade.Como principais fontes do erro de medição aponta-se:— a selecção dos itens específicos para o teste;— a escolha da ocasião de aplicação do teste;— a subjectividade de quem corrige e classifica o teste.
VantagensDesde que a construção dos testes seja correcta, as vantagens da sua aplicação são várias e relevantes.Os erros na elaboração e selecção dos itens constituem um dos maiores problemas da construção dos testes.Um teste, desde que bem elaborado, permite:
Obter informações objectivas (ou com menor carga subjectiva que as facultadas por outros meios de avaliação) sobre as aprendizagens dos alunos no domínio cognitivo.
Colocar os alunos perante a mesma oportunidade de evidenciarem o que aprenderam nesse domínio.
Economizar tempo lectivo (tempo precioso...) obtendo, numa aula, dados mais ou menos objectivos sobre todos os alunos.
Obter feedback mais válido e fiável sobre o ensino/aprendizagem dos conhecimentos dos alunos, tendo em vista a sua correcta regulação.
Fazer da aplicação do teste um meio de os alunos desenvolverem:— a autonomia e o sentido da responsabilidade;— a familiarização com um tipo de instrumento que irão utilizar, cada vez mais, à medida que prossigam nos estudos;— a auto-regulação da sua aprendizagem.(1) Aplicando o teste ao mesmo aluno, noutra ocasião, ou dando o mesmo teste a corrigir a vários professores, simultaneamente, ou ao mesmo professor, depois de passado um certo período de tempo. (2) Measurement error.
Elisa Vila Nova, Avaliação dos alunos – Problemas e soluções, Texto Editora, 2001. (Adaptado)
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