As técnicas de testagem de conhecimentos
A importância dos testes mistos
O teste misto poderá ser o que o melhor corresponde aos objectivos da aprendizagem a nível do Ensino Básico, no contexto da Reforma Curricular. E porquê? Porque o desenvolvimento de competências no âmbito do domínio da língua materna é tão importante que este domínio está consignado na legislação da Reforma como uma "formação transdisciplinar" (1).Assim, todos os professores do Ensino Básico têm obrigação de trabalhar, nas suas aulas, para que os alunos produzam “enunciados orais e escritos correctos” (e não apenas o professor de português...). Também, todos os professores podem e devem exprimir a sua opinião sobre o domínio da língua materna pelos seus alunos.É claro que os itens propostos no âmbito da composição não devem ser de resposta excessivamente longa, atendendo às características dos alunos no 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico.O seu número, que deverá ser reduzido, depende sobretudo dos objectivos da disciplina (2).(1) Artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 286/89.(2) É evidente que se, numa disciplina de Ciências, um ou dois destes itens poderão bastar, numa disciplina da área de Letras este número poderá ser nitidamente insuficiente.
Elisa Vila Nova, Avaliação dos alunos – Problemas e soluções, Texto Editora, 2001. (Adaptado)
Sem comentários:
Enviar um comentário