sexta-feira, 9 de maio de 2008

9º ANO: UNIÃO EUROPEIA - ESTADO MEMBRO:ROMÉNIA

Roménia
Bandeira da Roménia
Ano de adesão à União Europeia: 2007
Sistema político: República
Capital: Bucareste
Superfície: 238 000 km²
População: 21,8 milhões de habitantes
Moeda: leu
Língua(s) oficial(is) da UE falada(s) no país: Romeno

A Roménia, situada no sudeste da Europa, é um país montanhoso a norte, enquanto a sul se caracteriza pela vastidão do vale do rio Danúbio que forma um delta próximo do Mar Negro, constituindo uma reserva natural de vida selvagem onde existem inúmeras aves nativas e migratórias.
O Parlamento da Roménia é constituído por duas Câmaras, o Senado (Senat), com 140 membros, e a Câmara dos Deputados (Camera Deputaţilor ), com 345 deputados. Os membros de ambas as Câmaras são eleitos de quatro em quatro anos.
A população da Roménia é composta por romenos (90%) e húngaros (7%). À semelhança de muitas outras línguas faladas no sul da Europa, o romeno deriva directamente do latim, embora o país esteja geograficamente separado dos outros países de língua românica por países de língua eslava. A Roménia possui recursos naturais consideráveis – petróleo, gás natural, carvão, ferro, cobre e bauxite. As principais actividades industriais são a metalurgia, a petroquímica e a indústria mecânica.
Entre as especialidades culinárias, destacam-se as almôndegas de carne grelhadas, o guisado de carne de porco com alho e cebola e os donuts recheados de natas e queijo.
A lenda arrepiante do Drácula baseia-se na vida do conde romeno Vlad Dracul que viveu no século XV e cujo filho ficou célebre pelo facto de, em tempos de guerra, empalar os seus inimigos. Entre os romenos mais célebres destacam-se o escritor Eugene Ionesco, a ginasta Nadia Comaneci e o compositor George Enesco.

Sem comentários: