sábado, 10 de maio de 2008

7º 8º 9º ANO: AVALIAÇÃO

Instrumentos para recolha e/ou registo de dados
Escalas de qualificação
As escalas de qualificação são usadas como as listas de verificação na observação sistemática.Estas escalas destinam-se à apreciação (1) e registo do grau ou da frequência com que uma determinada característica do aluno (comportamento, capacidade, atitude…) se manifesta.O grau ou a frequência do desempenho do aluno são atribuídos por comparação com os termos da escala utilizada (numérica, gráfica de frequência ou gráfica descritiva).Em relação às listas de verificação há, portanto, um maior risco de subjectividade, devido ao juízo de valor que o professor tem de emitir para “situar” o aluno no grau que lhe corresponde na respectiva escala.As escalas de qualificação são úteis para avaliar comportamentos claramente observáveis — participação na aula ou no trabalho de grupo, por exemplo.Podem também ser úteis na apreciação de produtos da actividade do aluno, por exemplo, composições escritas (desde que as características a apreciar sejam devidamente especificadas (2) na escala).Seguem-se exemplos em que são apresentados os três tipos de escalas de qualificação, na apreciação da mesma característica: cooperação no trabalho de grupo.Comportamento a observar e apreciar — cooperação no trabalho de grupo a) Escala numérica — os «graus» de proficiência ou desempenho são indicados por números (geralmente de 1 a 5) sendo os extremos da escala explicitados por meio de uma expressão verbal (3) .Regras para a elaboração de escalas de qualificação:
As características e os pontos da escala devem ser indicados com rigor e as expressões verbais utilizadas devem ser claras, curtas e concisas.
Os comportamentos (ou outros aspectos da actividade do aluno) devem ser:— importantes e pertinentes no contexto do ensino/aprendizagem;— passíveis de uma observação o mais possível objectiva.(1) L. Allal dá mesmo a estas escalas a designação de escalas de apreciação”. (2) Como exemplos destas características, no caso das composições escritas, podem indicar-se: a organização de ideias, o vocabulário, as estruturas gramaticais, a pertinência sintáctica.
Elisa Vila Nova, Avaliação dos alunos – Problemas e soluções, Texto Editora, 2001. (Adaptado)

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