quinta-feira, 15 de maio de 2008

7º ANO: GLOSSÁRIO: CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA

Glossário da Civilização Muçulmana
Aleia - Os versículos em que se dividem as suratas do Alcorão.
Califa - Na realidade é "jalifa rasui Allah", isto é, vigário do mensageiro de Alá. Comendador dos crentes, não podia, porém, ditar normas.
Charia - a lei islâmica, ou "caminho". Baseia-se no Corão, nos hadith, no consenso e na analogia que provém destas três fontes. Rege todos os aspectos da vida dos muçulmanos.
Hadith - literalmente, "relato". Tradição islâmica cujo conteúdo remonta a Maomé. A sua recolha foi iniciada no século VIII. Os sunitas consideram que há duas colecções autênticas, recolhidas por Bujari (m. 870) e Muslim (m. 875). Os xiitas dispõem de colecções próprias.
Imã - A pessoa encarregada de dirigir o culto na mesquita e fora dela.
Ramadão - Nono mês do calendário lunar islâmico. No seu decurso, observa-se o jejum anual.
Sufismo - Movimento islâmico de carácter místico. O nome poderá derivar de suf (lã), em referência ao material que era tecido o hábito, ou da palavra grega "sofos" (sábio).
Surata - os capítulos em que se divide o texto do Corão.
Xiitas - Seguidores de "shia", ou divisão. Ramo minoritário do Islão. Aproximadamente 10 por cento dos muçulmanos acreditam numa teologia própria que gira em torno da figura dos imãs, verdadeiros descendentes de Maomé através do seu genro Ali e de Fátima.

Sem comentários: