quinta-feira, 15 de maio de 2008

7º ANO: CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA: IDADE MÉDIA

A expansão militar e comercial dos Muçulmanos
 Expansão militar entre os séculos VII e VIII

Após a morte de Maomé, os Muçulmanos desenvolveram uma expansão militar entre os séculos VII e VIII, em nome do Islamismo. Em cerca de um século, os sucessores de Maomé, os califas, empreenderam a Guerra Santa. Os Muçulmanos eram obrigados a difundir o Islamismo e a lutar contra os seus inimigos. Foi na sequência destas ideais que os Muçulmanos formaram um verdadeiro império com conquistas de territórios desde o Indo a Gibraltar e à Península Ibérica, desde o mar Cáspio até ao deserto do Sara.Acompanhando a expansão militar, os Muçulmanos também criaram um verdadeiro império comercial. Estabeleciam rotas comerciais entre o Mediterrâneo e o Oriente. Rotas como a rota da seda, que culminava na China e a rota das especiarias que atingia a Índia e o Extremo Oriente pelo mar Vermelho e Golfo Pérsico. Eram rotas terrestres e marítimas que trocavam uma grande variedade de produtos. O dinar era o principal meio de pagamento.O Mundo islâmico dominou as principais rotas comerciais mundiais até ao século XV com as rotas caravaneiras da Ásia Central, as rotas marítimas do mar Vermelho e Golfo Pérsico, a rota fluvial do Nilo e a rota mediterrânea.Desta forma, a expansão muçulmana revestiu-se de características militares com a Guerra Santa e económicas com a expansão comercial.Os povos conquistados pelos Árabes foram sendo progressivamente islamizados, embora os primeiros califas não tenham obrigado à conversão dos povos conquistados ao Islamismo. Contudo, a conversão ao Islamismo tornou-se cada vez maior e os povos convertidos irão participar do movimento expansionista muçulmano.Este império transferiu a sua capital para Damasco, em 661, na Síria e em 762, uma nova transferência para Bagdade, com uma nova dinastia de califas. A partir do século IX, a unidade política do Império é abalada com a independência de muitas províncias em relação à capital. O Império era demasiado amplo para poder conservar a sua unidade política. O Império encontrou-se dividido em três califados, o califado de Córdova, o califado do Egipto e o califado de Bagdade.
Os três califados
"Ao longo do século X, a unidade religiosa sob as ordens de um califa virá a quebrar-se; lugares-tenentes do Profeta reinam em Bagdade, Cairo e Córdova. Seitas diversas atraem a energia espiritual e justificam as revoltas sociais. Graves tensões desequilibram a sociedade; a mesma cultura, ao aceitar de modo crescente as contribuições originais de cada região, configura-se de modo diverso de um extremo ao outro do Islão. (...) Separados por milhares de quilómetros, num esforço quase simultâneo, seljúcidas e almorávidas não chegam a tomar consciência da sua similitude. E ao ignorarem-se mutuamente, Oriente e Ocidente muçulmanos separam-se cada vez mais. (...)Movendo-se em esferas diferentes e cada vez mais particularistas, cada um deles, abbássidas de Bagdade, fatimidas do Cairo e omíadas de Córdova são em si próprios Estados de respeitável extensão, sólida economia e brilhante civilização. A vinculação minimamente colectiva a um conjunto de condições históricas permite, todavia, a existência de traços comuns, perante a crescente penetração de tendências originais, díspares.Os elementos comuns tem na base de todos eles a adesão a uma mesma fé. A crença expressa e transmitida num idioma concreto, o Árabe, favorece a sua expansão e aperfeiçoamento. (...) Também a mesquita, que conhece uma situação semelhante por todo o espaço geográfico por onde se propaga. (...) Os seus traços essenciais realçamos mais uma vez: comércio de nível transcontinental, capaz de pôr em contacto áreas de produção afastadíssimas e estranhas, com toda a sua troca e transferência de produtos, matérias-primas e produtos manufacturados; civilização de núcleos urbanos e encruzilhadas de transacções mercantis, filosóficas, religiosas e artísticas; isto é, de comércio e vida urbana. Juntamente com estes, podem-se assinalar outros elementos, também comuns ao Islão medieval, cujo conhecimento nos chega através da arte e da literatura."Adaptado de Grande História Universal, vol. XII, Ediclube.
O Califado do Cairo tem a sua origem no ano 969, depois do triunfo de um exército berbere saído de Cairuã, onde se encontravam ismaelitas que vinham a minar as bases do califado abbássida desde finais do século IX. Apoderam-se da Palestina e de Damasco, formando o califado fatimida. "Doutrina, proselitismo e êxitos militares, mas também administração política sagaz, sólida propseridade económica e alto nível intelectual e artístico. Tudo isto é obra dos fatimidas, quando, despojados das suas veleidades revolucionárias e zelo messiânico, se empenham em conferir viabilidade política ao seu Estado, instalado sem disputas no Egipto, Palestina e em parte da Arábia. O Cairo converte-se então numa encruzilhada económica do mundo mediterrâneo e oriental (...). Cosmopolita e acolhedor, o califado usa de uma tolerância não discriminatória para com Judeus e Cristãos, o que não exclui temporárias e brutais perseguições, como as experimentadas entre 1007 e 1014, que conduzem à destruição da igreja do Santo Sepulcro de Jerusalém."Adaptado de Grande História Universal, vol. XII, Ediclube.
Progressivamente, os califas fatimidas foram perdendo a sua autoridade e viveram revoltas palacianas, que geraram um movimento de descontentamento e separatismo. A acrescer a tudo isto, depois de 1050, bandos de beduínos selvagens do Alto Egipto invadem o Egipto e desvastam-no numa grande violência. Campos devastados, cidades dispersas acabou por resultar na fragmentação do território em pequenos principados.
O Califado de Córdova foi criado por Abd al-Rahman III, em 929. Apresentou uma grande tolerância interna; desenvolvida rede comercial assente em florescentes cidades; actividade intelectual e artística notável e sólida administração política. O sucessor do 1º califa omíada foi Almansor que realizou fortes investidas contra os cristãos. Após a morte de Almansor, em 1002, rapidamente a unidade do califado desmoronou-se devido à crise política entre os berberes e os eslavos, grupos que haviam participado nos exércitos de Almansor. Em 1031 foi o fim do califado de Córdova com a fragmentação do Al-Andaluz em pequenos estados, os chamados reinos das taifas, uns berberes, outros eslavos e outros ainda andaluzes. Pretendiam cada um destes grupos renascer a unidade califal e, para isso, reconheciam a dinastia abbássida.
O Califado de Bagdade, abbássida foi perdendo autoridade. "Símbolo puramente religiosos, o califa, desde 945, que não conseguia tornar efectiva a mais pequena sombra de autoridade. (...) Os Turcos apoderam-se de Bagdade em 1055. A família persa dos buyies passou a exercer a autoridade; bem depressa ao califa não restará senão o direito de cunhar moeda e o prazer de ouvir o seu nome na oração solene das Sextas-feiras. (...) Os verdadeiros governantes, os buyies, assumem o título de sultões, sinal de soberania secular. Quanto à religiosa, continua nas mãos dosa califas, mas tão precária que os seus ministros nem sequer são ortodoxos, mas xiitas. (...) A própria economia irá ressentir-se, no decurso do século XI, da falta de uma organização central do Império. O tráfico de longa distância começa a diminuir, quando não a desaparecer; a escassez de metais preciosos asfixia a vida económica de um império cuja natureza comercial se vai perdendo. (...)"Adaptado de Grande História Universal, vol. XII, Ediclube.
A desconfiança dos califas para com as suas guardas pessoais, assente até então nos Árabes e Persas, provocou o recrutamento de turcos nómadas oirundas do Oriente, sendo a mais numerosa a dos seljúcidas. Receberam a conversão sunita dos missionários de Bagdade e desenvolveram uma guerra santa contra os heréticos xiitas, ou seja, os fatimidas do Cairo e os buyies de Bagdade. A pesar do califa ser o governante religioso e os seljúcidas governam desde 1055. Foi nesta data que se apoderaram de Bagdade

Sem comentários: