terça-feira, 13 de maio de 2008

9º ANO: GUERRA DO VIETNAME EM IMAGENS


Em 8 de junho de 1972 mostra um pequeno grupo de crianças 
fugindo das explosões na vila de Trang Bang, no Vietnã. 
A imagem tornou-se símbolo da guerra.
Esta também foi uma guerra em que as imagens mudaram a opinião pública – imagens como esta, do fotógrafo Nic Ut, da menina Kim Phuc, então com 9 anos. Em 8 de junho de 1972, um avião do Vietname do Sul acidentalmente lançou sua carga de napalm no lugar de Trang Bang.
Eddie Adams, fotógrafo de guerra da Associated Press, 
obteve esta foto em 1 de Fevereiro de 1968 nas ruas de Saigão. 
Com ela ganhou um Pulitzer Prize.
Execução Talvez uma das fotos mais famosas do conflito seja esta, de Eddie Adams. Ela mostra o general vietnamita do sul Nguyen Ngoc Loan executando um oficial vietcong com um tiro na cabeça. As fotografias, no entanto, não mostram toda a verdade. O prisioneiro havia acabado de matar pelo menos oito pessoas, o que levou à sua execução. A imagem mudou a percepção do público sobre a guerra e perseguiu o general Loan até sua morte.
O fim No dia 30 de abril de 1975, soldados do Exército norte-vietnamita entraram em Saigão, no Vietname do Sul, capturaram o palácio presidencial e assumiram o controle do país. Os últimos militares americanos buscam segurança no telhado da sua embaixada. Muitos dos vietnamitas do sul que trabalharam com os EUA temeram por suas vidas, mas muitos mais correram às ruas para ver os tanques

Sem comentários: