As técnicas de testagem de conhecimentos
Tipos de testes, provas ou fichas de aproveitamento
Em relação à aferição salientam-se os testes aferidos à norma e os testes aferidos a critérios (só este último tipo de testes interessa na perspectiva pedagógica do professor).Quanto ao grau de objectividade permitido pelo teste, este depende das características dos itens (perguntas ou questões) que o integram.Os testes objectivos ou de resposta curta caracterizam-se por incluir apenas questões em que as perguntas são fechadas, isto é, devido ao seu grau de abertura ser mínimo, conduzem a uma resposta única, limitada e esperada pelo professor. Deste modo, o aluno é solicitado a dar a resposta, que é sempre simples (curta), a ordenar (lógica ou cronologicamente) a resposta, ou a seleccionar a resposta correcta entre as opções dadas.Os testes de composição, também designados por testes de ensaio, são sempre de resposta longa, devido ao facto de as questões propostas serem abertas, o que permite ao aluno escolher ele mesmo o caminho da procura e da solução de um problema, ser original (criativo), julgar criticamente, etc., em suma, demonstrar capacidades de nível mais elevado (análise, síntese, avaliação).Nestes termos, a resposta do aluno pode ser inteiramente livre ou ser orientada, o que depende da estrutura de base do respectivo item.É evidente que o grau de objectividade é consideravelmente diminuído nestes testes, como se pode constatar, a partir da análise de vários estudos realizados sobre eles, no âmbito da Docimologia (técnicas de testagem e tratamento dos dados da avaliação).A fiabilidade é posta à prova e verifica-se que há divergências nas classificações propostas por vários avaliadores ou até pelo mesmo avaliador (neste caso, quando entre duas correcções do mesmo teste medeia um certo período de tempo) (1).Por estes motivos, considera-se que os testes de ensaio são mais ou menos subjectivos.Quando no mesmo teste estão integrados itens de resposta curta e itens de resposta longa, o teste toma a designação de teste misto (objectivo/subjectivo).(1) É interessante sobre este assunto ver os tópicos “Desacordo entre os que corrigem as provas” e “Infidelidade no mesmo avaliador”, que constam de Avaliação Contínua e Exames, por G. de Landsheere.
Elisa Vila Nova, Avaliação dos alunos – Problemas e soluções, Texto Editora, 2001. (Adaptado)
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