sexta-feira, 9 de maio de 2008

9º ANO: UNIÃO EUROPEIA - ESTADO MEMBRO:REPÚBLICA CHECA

República Checa
Bandeira da República Checa

Ano de adesão à União Europeia: 2004Sistema político: República
Capital: Praga
Superfície: 79 000 km²
População: 10.3 milhões de habitantes
Moeda: coroa checa
Língua(s) oficial(is) da UE falada(s) no país: Checo

A República Checa acedeu à independência em Janeiro de 1993 após a cisão da Checoslováquia em duas Repúblicas independentes. Antes da Segunda Guerra Mundial, a Checoslováquia era um dos 10 países mais industrializados do mundo e o único país da Europa Central que se manteve uma democracia até 1938.A capital checa, Praga, é uma cidade milenar de grande riqueza arquitectónica, marcada por diferentes estilos ao longo da história, sendo, por esta razão, um dos cenários mais apreciados pelos realizadores de cinema.
A indústria transformadora continua a ser uma importante actividade económica, concentrando-se a produção principalmente nos sectores automóvel, de maquinaria e metalo-mecânica, e, na Morávia, no sector da siderurgia (ferro e aço). No sector agrícola, o milho, a beterraba sacarina, a batata, o trigo, o centeio e a cevada são as culturas predominantes.
Cerca de 95% do território da República Checa é montanhoso, sendo um espaço ideal para praticar esqui ou BTT ou fazer grandes caminhadas. Nas suas inúmeras florestas vivem ainda ursos selvagens e raposas.
A República Checa produz uma cerveja de renome mundial, águas provenientes das suas mais de 900 fontes minerais (recorde mundial) e vinho no sul do país, mais exactamente na Morávia e parte na Boémia. Os “knedlíky”, fazem geralmente parte dos pratos tradicionais. Trata-se de bolas de batata ou de pão.
A República Checa foi o berço de artistas famosos, como Alfons Mucha, que marcou a Arte Nova, os compositores Antonin Dvořák e Bedřich Smetana e o escritor Milan Kundera.

Sem comentários: