quarta-feira, 7 de maio de 2008

9º ANO: FILME "LADRÕES DE BICICLETAS"-IDADE CONTEMPORÂNEA -SÉC:XX-

LADRÕES DE BICICLETAS
Título original: Ladri di biciclette
Realizador: Vittorio de Sica
Actores: Alberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell, Gino Saltamerenda, Vittorio Antonucci, Giulio Chiari, Elena Altieri, Carlo Jachino, Michele Sakara, Emma Druetti, Fausto Guerzoni.
Origem: Itália
Ano: 1948
Duração: 93 minutos
Uma obra-prima do neo-realismo italiano e da história do cinema. Um magnífico painel sobre o drama do desemprego e da condição humana perante a adversidade.
No difícil período do pós-guerra, um desempregado de Roma encontra emprego a colar cartazes de cinema. A sua mulher, dpois de ter penhorado os lenções da família, retira-lhe a bicicleta do prego. No seu primeiro dia de trabalho roubam-lhe a bicicleta e com ela a oportunidade de continuar a trabalhar e ganhar o sustento da família. Juntamente com o filho, percorre a cidade em busca da sua bicicleta. Pelo caminho depara com vários aspectos da sociedade romana, nomeadamente as diferenças agudas entre as classes sociais.
De realçar a enternecedora relação entre pai e filho, no que toca ao respeito e à confiança, que será retomada em exemplos posteriores, como é o caso de "A Vida É Bela".

Sem comentários: