quarta-feira, 7 de maio de 2008

9º ANO: FILME "LIBERTAÇÃO"-IDADE CONTEMPORÂNEA -SÉC:XX- II GUERRA MUNDIAL

LIBERTAÇÃO
Título original: Paisá
Realizador: Roberto Rosselini
Actores: Carmela Sazio, Robert Van Loon, Benjamin Emmanuel, Harold Wagner, Merlin Berth, Dots Johnson, Alfonsino Pasca, Maria Michi, Gar Moore, Harriet Medin, Renzo Avanzo, William Tubbs, Dale Edmonds, Cigolani, Allen Dan.
Origem: Itália
Ano: 1946
Duração: 120 minutos

O filme divide-se em seis episódios autónomos que acompanham a invasão aliada da Itália entre Julho 1943 e o Inverno de 1944, do norte da Sicília até Veneza.
Uma mulher conduz uma patrulha aliada por um campo de minas; ela morre ao tentar proteger um soldado aliado, mas os americanos pensam que foi ela que o matou, e insultam-na porque a julgam traidora. Um menino de rua rouba sapatos de um soldo americano bêbado de quem se tornara amigo. Um americano conhece uma mulher no dia em que Roma é libertada; seis meses encontram-se novamente: ela é uma prostituta e ele não a reconhece. Uma enfermeira americana enfrenta o fogo alemão à procura do homem que ama. Três religiosos, entre os quais um judeu, encontram-se num mosteiro nos Apeninos. Soldados aliados e resistentes tentam escapar nos pântanos do Po.

Esta crónica da libertação de Itália é marcada pela devastação, brutalidade e pela incompreensão a todos os níveis, num retrato doloroso do pesadelo da guerra.

Sem comentários: