sexta-feira, 2 de maio de 2008

9º ANO: FILME "A OESTE NADA DE NOVO"-IDADE CONTEMPORÂNEA -SÉC:XX-I GUERRA MUNDIAL

A OESTE NADA DE NOVO
Título original: All Quiet on the Western Front
Realizador: Lewis Milestone
Actores: Lew Ayres, Louis Wlheim, Jihn Wrai, Slim Sumerville, Russel Gleason, William Bakewell.
Origem: EUA
Ano: 1930
Duração: 135 minutos
Filme mudo de marcante conteúdo antibélico, vencedor de um Óscar em 1930, adaptado de um romance de Erich Maria Remarque.
Nada volta a ser igual depois da dolorosa experiência de uma guerra. A história de um grupo de rapazes alemães de dezoito anos, que, depois um duro treino, são enviados para a frente, durante a Primeira Guerra Mundial. O entusiasmo e patriotismo, próprios da sua juventude, vão-se transformando em desolação e amargura, à medida que convivem com a fome, o medo e a dilacerante impotência que provoca a perda de um companheiro. Muitos morrem na batalha, mas aqueles que sobrevivem ficam marcados para o resto da sua vida.
A brilhante descrição da tragédia da I Guerra Mundial, aliada a cenas de batalha espectacular e tecnicamente inovadoras e à denúncia presciente do nacionalismo fanático e militarista, fazem do filme uma obra-prima intemporal e um marco na história do cinema
Em 1979, Delbert Mann realizou uma versão televisiva baseada neste clássico, mas apesar da grandeza proporcionada pelos novos meios disponíveis, não tem a força do original.

Versão televisiva
A OESTE NADA DE NOVO
Título original: All Quiet on the Western Front
Realizador: Delbert Mann.
Actores: Richard Thomas, Ernest Borgnine, Patricia Neal, Ian Holm, Donald Pleasence
Origem: EUA
Ano: 1979
Duração: 127 minutos

Sem comentários: