quarta-feira, 7 de maio de 2008

9º ANO: FILME "ROMA, CIDADE ABERTA"-IDADE CONTEMPORÂNEA -SÉC:XX- II GUERRA MUNDIAL

ROMA, CIDADE ABERTA
Título original: Roma, città aperta
Realizador: Roberto Rosselini
Actores: Aldo Fabrizi, Marcello Pagliero, Maria Michi, Henry Feist, Anna Magnani, Vito Annichiarico, Francesco Grandjacquet, Giovanna Galletti, Carla Rovere, Nando Bruno.
Origem: Itália
Ano: 1946
Duração: 100 minutos

No final da ocupação nazi de Roma (então declarada "cidade aberta", para evitar os bombardeamentos aéreos), durante a II Guerra Mundial, um grupo de resistentes comunistas tenta escapar da Gestapo, refugiando-se no apartamento de um litografo chamado Francesco. Manfredi, o líder do grupo acaba por ser preso e é executado. Pina, a mulher de Francesco, e um padre católico são também mortos a sangue-frio quando tentam ajudar Manfredi a fugir.

Rossellini trabalhou em condições precaríssimas, com cenas gravadas às escondidas ainda durante a guerra, e optou por um estilo documental, ao mostrar pessoas reais em locais igualmente reais. Este filme marca o início do neo-realismo, corrente que revolucionou a forma e o conteúdo dos filmes do pós-guerra e que tem em "Ladrões de Bicicletas" a sua expressão mais completa. Ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes.

Sem comentários: