quinta-feira, 8 de maio de 2008

9º ANO: UNIÃO EUROPEIA - ESTADO MEMBRO:ESLOVÁQUIA

Eslováquia
Bandeira da Eslováquia
Ano de adesão à União Europeia: 2004
Sistema político: República
Capital: Bratislava
Superfície: 49 000 km²
População: 5,4 milhões de habitantes
Moeda: coroa eslovaca
Língua(s) oficial(is) da UE falada(s) no país: Eslovaco

A República Eslovaca acedeu à independência em Janeiro de 1993, após a cisão da Checoslováquia em duas Repúblicas independentes.
O Rio Danúbio liga a Eslováquia, situada no coração da Europa Central, aos países vizinhos. A atracção natural mais famosa são os picos de Tatra, apreciados pelas suas paisagens e pelas infraestruturas para a prática de esquis. As terras da planície do Danúbio formam uma região fértil para a produção de trigo, centeio, batata, beterraba sacarina, fruta, tabaco e vinha.
O Presidente da República, eleito por sufrágio universal directo, por um mandato de cinco anos, dispõe de poderes limitados. O Parlamento unicamaral é composto por 150 membros eleitos por um mandato de quatro anos.
A população é composta por 86% de eslovacos, constituindo os húngaros, a principal minoria étnica.
As fortificações existentes no cimo de muitas colinas são testemunho de uma longa história de invasões. Bratislava, onde, no passado, eram coroados os reis da Hungria, tem um importante património arquitectónico medieval e barroco.
Os principais pratos tradicionais são os bolinhos de batata com queijo de cabra e a sopa de couve com salsicha.
Entre os eslovacos mais conhecidos contam-se Štefan Banič que inventou o pára-quedas em 1913, o fundador da arte pop, Andy Warhol, ou Andrej Varchola, cujos pais eram originários do Leste da Eslováquia, sem esquecer a célebre orquestra Slovenská Filharmónia, criada em 1949.

Sem comentários: