sexta-feira, 9 de maio de 2008

9º ANO: UNIÃO EUROPEIA - ESTADO MEMBRO:INGLATERRA

Reino Unido
Reino Unido
Ano de adesão à União Europeia: 1973
Sistema político: Monarquia Constitucional
Capital: Londres
Superfície: 242 500 km²
População: 60.4 milhões de habitantes
Moeda: libra esterlina
Língua(s) oficial(is) da UE falada(s) no país:Inglês

O Reino Unido é constituído pela Inglaterra, pelo País de Gales, pela Escócia (que, em conjunto, formam a Grã-Bretanha) e pela Irlanda do Norte. As suas montanhas mais altas, situadas na Escócia (Ben Nevis), atingem 1 343 metros de altitude.
O Reino Unido é uma monarquia constitucional e uma democracia parlamentar. A principal câmara do Parlamento, a Câmara dos Comuns (Câmara Baixa), é composta por 646 deputados eleitos por sufrágio universal e a Câmara Alta, a Câmara dos Lordes, por cerca de 700 membros designadamente, os Pares do Reino nomeados a título vitalício ou hereditário e os bispos. Existe também um Parlamento escocês em Edimburgo, com amplos poderes regionais, e uma Assembleia galesa em Cardiff, com poderes mais limitados para as questões galesas.
Os ingleses representam mais de 80% da população, os escoceses 10%, sendo a restante população praticamente constituída por galeses e irlandeses. O Reino Unido é também um país de acolhimento para muitas comunidades de imigrantes oriundos principalmente das Índias Ocidentais, da Índia, do Paquistão, do Bangladesh e de África.
A economia – uma das maiores da UE – assenta cada vez mais nos serviços, embora mantenha uma importante capacidade industrial nas altas tecnologias e outros sectores. A City de Londres é um centro financeiro mundial.
O Reino Unido, país da revolução industrial, foi berço de muitos cientistas, entre os quais se destacam Isaac Newton e Charles Darwin, bem como o escocês Adam Smith, o fundador da economia moderna. A literatura inglesa conta com inúmeros poetas, dramaturgos, ensaístas e romancistas, desde Geoffrey Chaucer, passando por Shakespeare e os seus contemporâneos até à pletora de escritores da época moderna

Sem comentários: