terça-feira, 6 de maio de 2008

MUSEUS DE PORTUGAL-DISTRITO DE BRAGANÇA


Museu do Ferro e da Região de Moncorvo
Museu do Ferro e da Região de Moncorvo
O Museu do Ferro e da Região de Moncorvo visa promover o conhecimento e a divulgação do património industrial e arqueológico do território, dos povoados e das comunidades que, ao longo dos tempos, se formaram na Serra do Reboredo e no Vale da Vilariça. Focaliza especialmente a história e o património mineiro e industrial da região e a sua relação com o ferro em Portugal. Na Sala do Ferro, o Museu mostra uma exposição permanente dedicada à temática do ferro. Na sala de acolhimento, designada como "Oficina do Conhecimento", o visitante poderá visionar filmes sobre a região. Está prevista para breve a reabertura da Sala de Arqueologia e História local.

Morada:Largo Dr. Balbino Rêgo, 7
Localidade:
Torre de Moncorvo
Cód. Postal:
5160 Torre de Moncorvo
Telefone:+351 279 252 013
Descrição:O Museu do Ferro e da região de Moncorvo foi criado em 1995, a partir de um núcleo museológico dedicado à exploração e metalurgia do ferro, o qual foi organizado em 1983 pela extinta empresa "Ferromina". Desde 1999 encontra-se encerrado ao público, por motivos de obras no edifício onde ficará instalado, em Torre de Moncorvo.
O actual programa museológico prevê duas exposições permanentes: - uma dedicada à arqueologia e história da região, e outra, temática, sobre o ferro com destaque para a sua exploração no concelho de Torre de Moncorvo.
Colecções:
Arqueologia-Etnologia-Indústria
Horário de visita: Inverno: das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.
Verão: das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 18:30.

Sem comentários: