segunda-feira, 5 de maio de 2008

9º ANO: FILME "A ODISSEIA DO SUBMARINO 96"-IDADE CONTEMPORÂNEA -SÉC:XX- II GUERRA MUNDIAL

A ODISSEIA DO SUBMARINO 96

Título original: Das Boot
Realizador: Wolfgang Petersen.
Actores: Jürgen Prochnow, Herbert Grönemeyer, Klaus Wennemann, Hubertus Bengsch, Martin Semmelrogge, Bernd Tauber, Erwin Leder, Martin May, Heinz Hoenig, Uwe Ochsenknecht, Claude-Oliver Rudolph, Jan Fedder.
Origem: Alemanha
Ano: 1981
Duração: 149 minutos ( 216 min. na versão director's cut)
Em 1941 a II Guerra Mundial está no seu auge. A jovem tripulação alemã de um submarino classe U tem a sua noite de despedida em La Rochelle, na França ocupada, antes de se fazerem ao mar. Bebem, dançam, divertem-se como se amanhã não existisse. Embora não o saibam, 'sentem' que dos 40.000 tripulantes alemães de submarinos, somente 10.000 regressarão vivos a casa. No mar, os primeiros dias são passados facilmente, mas após algum tempo naquele tubo de aço, os homens tornam-se irascíveis e claustrofóbicos. Finalmente a acção: avistam um comboio de barcos de transporte, presa fácil.
Muita da tensão e do realismo do filme ficam a dever-se aos três modelos de submarinos construídos à escala exacta, e que mais tarde foram utilizados em Os Salteadores da Arca Perdida. Como era impossível gravar o som ao vivo nos interiores do submarino, o filme foi filmado inteiramente sem som, sendo os diálogos em alemão e inglês acrescentados posteriormente - com muitos dos actores alemães a dobrarem a sua própria voz para a versão inglesa. Teve seis nomeações para os Óscares da Academia.

Sem comentários: