quarta-feira, 7 de maio de 2008

7º ANO: CRISTIANISMO

A Bíblia
O Livro Sagrado do Cristianismo
A Bíblia
O Livro Sagrado do Cristianismo 
- A Bíblia A palavra "Bíblia" vem do grego Biblia, que significa simplesmente "os livros". O plural é significativo: a Bíblia é uma colecção de livros escritos ao longo de um período de mais de mil anos, em situações históricas e culturais muito diferentes e com uma rica variedade de estilos e de linguagens. Todavia, esta colecção acabou por ser considerada pelos cristãos como constituindo uma unidade, "a Bíblia", pois os seus livros foram reconhecidos como diferentes de quaisquer outros.
O Antigo Testamento A Bíblia é composta por duas partes desiguais. A primeira, que é de longe muito maior, os cristãos chamam-lhe "Antigo Testamento", e é muito simplesmente constituída pelas escrituras do judaísmo, em hebraico e aramaico. Apresentam a história e os pensamentos religiosos do povo de Deus até ao momento em que Jesus surgiu como o Messias dos judeus. Os cristãos sempre se consideraram como legítimos herdeiros da antiga Israel, e, portanto, aceitam os livros da Bíblia hebraica como inteiramente "canónicos", como parte das escrituras. Sem eles, as escrituras especificamente cristãs não poderiam ser compreendidas. Nas edições católicas romanas do Antigo Testamento estão incluídas algumas obras judaicas posteriores (em grego), por vezes consideradas como "deutero-canónicas", ou de menor importância do que as escrituras hebraicas. As Bíblias protestantes não incluem estas obras, que o judaísmo não aceitou como canónicas no Antigo Testamento, mas, por vezes, são impressas depois dele como uma secção separada, conhecida por "os Apócrifos". Os cristãos protestantes poderão lê-las para seu interesse e vantagem, mas não as aceitam como Escrituras.
O Novo Testamento Os livros especificamente cristãos da Bíblia, conhecidos por "Novo Testamento", incluem 27 escritos de cristãos do século I d.C., na sua maioria bastante pequenos. Apesar de a maior parte dos seus autores ser de origem judaica, os livros estão em grego, que era a língua comum do Império Romano. Compõem-se, em primeiro lugar, de quatro "Evangelhos", que explicam, a partir de diferentes pontos de vista, a vida e os ensinamentos de Jesus, seguidos pelos "Actos dos Apóstolos", que são uma continuação do Evangelho de Lucas para contar a história dos primeiros 30 anos da igreja cristã. A seguir, vêm treze cartas escritas por Paulo, 0 grande dirigente missionário, a igrejas e indivíduos; oito outras cartas de primitivos líderes cristãos, e o "Apocalipse de S. João", uma obra visionária feita ao molde da literatura apocalíptica judaica. Os escritos do Novo Testamento, apesar de produzidos num período relativamente curto em comparação com os muitos séculos de escritos do Antigo Testamento, são de estilos e conteúdos diferentes e até a qualidade literária do grego é muito variável.
Fonte: As religiões do Mundo, Círculo de Leitores.
Bíblia
Clube de História 7, Porto Editora

Sem comentários: