quinta-feira, 8 de maio de 2008

9º ANO: UNIÃO EUROPEIA - ESTADO MEMBRO:ALEMANHA

Alemanha 
Bandeira da Alemanha
Ano de adesão à União Europeia: Membro fundador
Sistema político: República Federal
Capital: Berlim
Superfície: 356 854 km²
População: 82,6 milhões de habitantes
Moeda: euro
Língua(s) oficial(is) da UE falada(s) no país: Alemão

A Alemanha é o país da UE com o maior número de habitantes. O seu território estende-se do Mar do Norte e do Mar Báltico, a norte, até aos Alpes a sul, sendo atravessado por alguns dos rios mais longos da Europa, como o Reno, o Danúbio e o Elba.
A Alemanha é uma República Federal. Os órgãos legislativos a nível nacional são o Bundestag (Assembleia Federal), cujos membros são eleitos por sufrágio universal por um mandato de quatro anos, e o Bundesrat (Conselho Federal) composto por 69 representantes dos 16 Estados Federados (Bundesländer).
Após a queda do Muro de Berlim em 1989, a antiga RDA (República Democrática da Alemanha) foi integrada na República Federal, o que deu origem à adesão de cinco novos Bundesländer à União Europeia.
O alemão é a língua com o maior número de falantes na União Europeia. A Alemanha é a terceira maior economia mundial, destacando-se nos domínios da produção automóvel, da indústria mecânica de precisão, do equipamento electrónico e de comunicações, bem como nos sectores químico e farmacêutico e em muitos outros. As empresas alemãs realizaram enormes investimentos nos países da Europa Central e Oriental que aderiram à União Europeia em 2004.
A Alemanha deu um importante contributo à música clássica europeia, sendo a terra natal de compositores como Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Johannes Brahms e Richard Wagner.
No campo das letras e das ideias, a Alemanha conta com o legado inestimável deixado por Lutero, Goethe, Schiller, Nietzsche, Kant, Brecht e Thomas Mann.
A Alemanha é o segundo maior produtor mundial de lúpulo, sendo a qualidade da sua cerveja mundialmente conhecida, embora também produza vinho nos vales dos rios Mosela e Reno.

Sem comentários: