quinta-feira, 8 de maio de 2008

9º ANO: UNIÃO EUROPEIA - ESTADO MEMBRO:ÁUSTRIA

Áustria

Bandeira da Áustria
Ano de adesão à União Europeia: 1995Sistema político: República Federal
Capital: Viena
Superfície: 83 858 km²
População: 8,3 milhões de habitantes
Moeda: euro
Língua oficial da UE: Alemão

Os Alpes dominam a parte ocidental e meridional da Áustria, ao passo que as províncias orientais, bem como a capital, Viena, se situam na bacia do Danúbio.Até ao fim da Primeira Grande Guerra, a Áustria foi durante vários séculos o centro de um vasto império que dominava grande parte da Europa Central. A Áustria é hoje uma República Federal constituída por nove Estados.Viena acolhe várias organizações internacionais, nomeadamente o Secretariado da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, a Agência Internacional da Energia Atómica e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo.O Parlamento austríaco é composto por duas câmaras: o Conselho Nacional (Nationalrat), constituído por 183 membros eleitos por sufrágio directo por um mandato de quatro anos, e o Conselho Federal (Bundesrat), a Câmara Alta, constituído por 62 membros que representam as diferentes províncias e cujo mandato é de quatro ou seis anos.
A Áustria tem um património cultural de grande valor. Wolfgang Amadeus Mozart ocupa um lugar à parte como compositor, enquanto Franz Schubert desfruta também de grande popularidade. No universo da filosofia e das ideias destacam-se Sigmund Freud, que continua a suscitar alguma controvérsia, e Ludwig Wittgenstein, uma das figuras mais influentes no pensamento do século XX. As obras do pintor Gustav Klimt são admiradas mundialmente.
A Áustria tem uma economia mista, industrial e agrícola, sendo o turismo também uma importante fonte de rendimento.
As especialidades culinárias austríacas, como o Wiener Schnitzel e o Apfelstrudel, tornaram se pratos internacionais que dispensam qualquer tradução.

Sem comentários: