sexta-feira, 9 de maio de 2008

9º ANO: UNIÃO EUROPEIA - ESTADO MEMBRO:LITUÂNIA

Lituânia
Bandeira da Lituânia
Ano de adesão à União Europeia: 2004
Sistema político: República
Capital: Vilnius
Superfície: 65 000 km²
População: 3,5 milhões de habitantes
Moeda: litas
Língua(s) oficial(is) da UE falada(s) no país: Lituano

A Lituânia é o maior Estado Báltico, quer em superfície, quer em número de habitantes, tendo-se tornado independente da União Soviética em 1991. A paisagem da Lituânia é plana, excepto nas regiões de colinas e montanhas a oeste e a leste, respectivamente, estando o seu ponto mais alto, Aukštasis, situado a 294 metros de altitude. Existe um grande número de lagos e pântanos disseminados por todo o território, 30% do qual é coberto por uma zona de floresta mista. Cerca de 80% da população é lituana, 11% polaca e 7% russa.
A capital, Vilnius, é uma cidade pitoresca situada nas margens do rio Vilnia. A sua universidade, fundada em 1579, é constituída por um complexo de edifícios de estilo renascentista, com inúmeros pátios interiores, que forma uma cidade dentro da cidade.
O presidente lituano, eleito directamente por um período de cinco anos, tem a tutela da política externa e de segurança. O Parlamento lituano unicamaral, o Seimas, é composto por 141 deputados eleitos por um mandato de quatro anos. Para estar representado no Seimas, qualquer partido deve obter pelo menos 5% dos sufrágios directos.
Entre as especialidades da cozinha da Lituânia contam-se a sopa fria de beterraba, as salsichas lituanas e os pratos à base de batata, sendo o mais popular as panquecas de batata e as Cepelinai, uma espécie de almôndegas de batata recheadas de carne, requeijão ou cogumelos.

Sem comentários: