sexta-feira, 9 de maio de 2008

9º ANO: UNIÃO EUROPEIA - ESTADO MEMBRO:LUXEMBURGO

Luxemburgo
Bandeira do Luxemburgo
Ano de adesão à União Europeia: Membro fundador
Sistema político: Monarquia Constitucional
Capital: Luxemburgo
Superfície: 2 586 km²
População: 0,4 milhões de habitantes
Moeda: euro
Listen to the EU official language: Francês , Alemão

O Grão-Ducado do Luxemburgo é um pequeno país, que faz fronteira com a Bélgica, a França e a Alemanha e cuja história é indissociável da dos países vizinhos. O seu território é essencialmente constituído por planaltos e florestas.Ao longo da sua História, o Luxemburgo esteve sob o domínio de muitos Estados e casas reais, mas constitui, desde o século X, uma entidade política distinta, embora nem sempre autónoma. Actualmente, o Luxemburgo é um Grão-Ducado hereditário com um sistema parlamentar unicamaral. A língua nacional, o luxemburguês (Letzeburgesch), é parecida com o alemão, que é a língua mais falada pelos luxemburgueses e nos meios de comunicação social, sendo o francês a língua utilizada para fins administrativos.
A estrutura da economia luxemburguesa assenta principalmente nos sectores bancário, dos seguros e da indústria siderúrgica, mas a produção agrícola e vitivinícola são também importantes.
Muitos pratos típicos luxemburgueses são característicos de regiões florestais, como o guisado de lebre e o presunto das Ardenas. Outras especialidades são os pratos à base de trutas e lúcios dos seus rios.
No vale do rio Mosela, que se estende também pelo território da Alemanha, produzem-se vinhos brancos muito apreciados. À semelhança de outros países do Norte da Europa, o Luxemburgo é também conhecido pelas suas cervejas.

Sem comentários: