sexta-feira, 9 de maio de 2008

9º ANO: UNIÃO EUROPEIA - ESTADO MEMBRO:HOLANDA

Países BaixosAno de adesão à União Europeia:Membro fundador
Holanda - Bandeira País
Sistema político:Monarquia Constitucional
Capital: Amesterdão
Superfície: 41 864 km²
População: 16,2 milhões de habitantes
Moeda: euro
Língua(s) oficial(is) da UEfalada(s) no país: Neerlandês

Os Países Baixos, como o seu nome indica, são um país de muito baixa altitude, com cerca de um terço do território ao nível do mar, ou abaixo do nível do mar. Muitas zonas são protegidas contra as inundações por diques e paredões e grande parte das suas terras foram conquistadas ao mar, sendo o caso mais recente o pólder da Flevolândia.
O Parlamento (ou Staten Generaal) é composto por duas Câmaras: uma com 75 membros que são eleitos indirectamente e dispõem de poderes limitados e outra, a Câmara Baixa, cujos membros são eleitos directamente e têm poder para controlar o Governo. Os membros das duas Câmaras são eleitos por um mandato de quatro anos. Atendendo ao equilíbrio entre os diversos partidos políticos, todos os governos são formados por coligações.
A actividade industrial concentra-se principalmente nos sectores da produção de alimentos, dos produtos químicos, da refinação de petróleo, dos produtos eléctricos e da maquinaria electrónica, sendo o sector agrícola também muito dinâmico. O porto de Roterdão é o porto com maior volume de tráfego da Europa, ao serviço de um vasto território que vai da Alemanha à Europa Central.
Os Países Baixos marcaram a história da pintura, em especial, no século XVII, a época dos grandes mestres holandeses como Rembrandt van Rijn, Johannes Vermeer e Jan Steen, mas os séculos XIX e XX, não são menos dignos de destaque, graças a grandes artistas como Vincent van Gogh e Piet Mondriaan.
As especialidades culinárias mais conhecidas dos Países Baixos são o arenque cru, as enguias fumadas e a sopa de ervilhas, sem esquecer os seus queijos, especialmente o Edam e o Gouda.

Sem comentários: