sexta-feira, 9 de maio de 2008

9º ANO: UNIÃO EUROPEIA - ESTADO MEMBRO:POLÓNIA

Polónia
Polónia Bandeira
Ano de adesão à União Europeia: 2004
Sistema político: República
Capital: Varsóvia
Superfície: 313 000 km²
População: 38,2 milhões de habitantes
Moeda: zloty
Língua(s) oficial(is) da UE falada(s) no país Polaco

O Norte da Polónia, que se estende até ao Mar Báltico, é quase exclusivamente constituído por terras baixas enquanto a Sul se eleva a cordilheira dos Cárpatos (incluindo o maciço de Tatra). A Masúria é a maior e mais visitada região de lagos da Polónia.
A Polónia é um Estado milenar que, no século XVI, era também um dos mais poderosos da Europa. O rei João III Sobieski da Polónia fez levantar o cerco de Viena em 1683, pondo termo à ameaça de uma eventual ocupação da Europa Ocidental.
A Polónia possui uma grande riqueza em recursos minerais naturais, nomeadamente, sal-gema, formando as minas de sal de Wieliczka uma verdadeira cidade, talhada na rocha de sal, com um sanatório, um teatro, uma igreja e um café, onde tudo, desde as escadas aos candelabros, é feito de sal.
A actual Constituição polaca data de 1997. O Presidente é eleito por sufrágio universal por um mandato de cinco anos. Os 460 membros da Câmara Baixa do Parlamento (o Sejm) e os 100 membros do Senado são eleitos directamente, de acordo com o sistema de representação proporcional, por um mandato de quatro anos.
A cozinha tradicional polaca inclui a sopa de beterraba, a couve recheada (folhas de couve recheadas com carne e arroz) e os pierogi (uma espécie de ravióis recheados com couve e cogumelos, por exemplo).
Entre os polacos mais famosos destacam-se o astrónomo Copérnico, o compositor Chopin, a cientista Maria Curie-Sklodowska, os realizadores de cinema Roman Polanski e Krzysztof Kieslowski e o Papa João Paulo II.

Sem comentários: