quinta-feira, 8 de maio de 2008

9º ANO: UNIÃO EUROPEIA - ESTADO MEMBRO:ESPANHA

Espanha
Espanha Bandeira

Ano de adesão à União Europeia: 1986Sistema político: Monarquia Constitucional
Capital: Madrid
Superfície: 504 782 km²
População: 40,7 milhões de habitantes
Moeda: euro
Língua(s) oficial(is) da UE falada(s) no país:Castelhano

A paisagem do território continental de Espanha é dominada por planaltos e cadeias montanhosas, como os Pirinéus e a Serra Nevada, onde nascem os grandes os rios, como o Ebro, o Douro, o Tejo e o Guadalquivir. O território espanhol inclui ainda as Ilhas Baleares, no Mediterrâneo, e as Ilhas Canárias, ao largo da costa africana.
A Espanha é uma monarquia constitucional, com um monarca hereditário e um Parlamento bicamaral (as Cortes ou Assembleia Nacional). A Catalunha, o País Basco e a Galiza têm um estatuto especial, que lhes confere o direito de utilizar a sua própria língua e outros direitos, ao abrigo da Constituição de 1978, que consagra o respeito pela diversidade linguística e cultural numa Espanha unida. O país está dividido em 17 comunidades autónomas (regiões) governadas por autoridades eleitas directamente pela respectiva população.
Os principais sectores da economia espanhola são a agricultura (especialmente fruta e produtos hortícolas, azeite e vinho), a pesca, os têxteis, a produção automóvel e o turismo.
A Espanha possui um valioso património artístico e cultural, no qual se destacam os pintores Velázquez, no século XVII, Goya, nos séculos XVIII e XIX e Picasso, Dali e Miró, no século XX. A música e a dança características do flamenco espanhol são admiradas no mundo inteiro e “Dom Quixote”, a obra-prima de Cervantes, é um dos marcos da literatura europeia moderna. Importa ainda referir os realizadores de cinema Pedro Almodóvar, Alejandro Amenábar e Luis Buñuel que foram várias vezes galardoados com prémios internacionais.
Os pratos mais conhecidos da cozinha espanhola são a paella (arroz com frango, marisco e legumes) e a tortilha (omeleta com batata). A sangria (à base de vinho com mistura de frutas) é uma bebida refrescante muito apreciada.

Sem comentários: