sexta-feira, 9 de maio de 2008

9º ANO: UNIÃO EUROPEIA - ESTADO MEMBRO:ESTÓNIA

EstóniaAno de adesão à União Europeia: 2004Sistema político: República
Bandeira da Estónia
Capital: Tallin
Superfície: 45 000 km²
População: 1,4 milhões de habitantes
Moeda: coroa estónia
Língua(s) oficial(is) da UE falada(s) no país: Estónio

A Estónia, o mais setentrional dos países Bálticos, tornou-se independente da União Soviética em 1991. O seu território é essencialmente constituído pelas planícies da costa oriental do Mar Báltico, por inúmeros lagos e ilhas e por grandes áreas agrícolas ou florestas.
A língua estónia tem grandes afinidades com o finlandês e nenhuma com as línguas dos restantes países Bálticos (Letónia e Lituânia) nem com o russo. Cerca de um quarto da população da Estónia fala russo.A capital, Tallin, é uma das cidades medievais mais bem conservadas da Europa. O turismo representa 15% do PIB da Estónia. Os principais sectores da economia são a indústria metalomecânica, a produção alimentar, a metalurgia, o sector químico e os produtos de madeira.
Muitos outros povos – dinamarquês, alemão, sueco, polaco e russo – dominaram esta região ao longo da história, o que também influenciou a cozinha estónia. Entre os pratos tradicionais mais apreciados figuram as enguias marinadas, a salsicha de sangue e o cozido de chucrute com carne de porco.
Entre os estónios famosos destacam-se o escritor Jaan Kross, cuja obra está traduzida em 20 línguas, o autor da epopeia nacional (“Kalevipoeg”), Friedrich Reinhold Kreutzwald, e o escritor, realizador cinematográfico, diplomata e político Lennart Meri.

Sem comentários: