sexta-feira, 9 de maio de 2008

9º ANO: UNIÃO EUROPEIA - ESTADO MEMBRO:PORTUGAL

Portugal
Bandeira Portugal 
Ano de adesão à União Europeia: 1986Sistema político: República
Capital: Lisboa
Superfície: 92 072 km²
População: 10,4 milhões de habitantes
Moeda: euro
Língua(s) oficial(is) da UE falada(s) no país: Português


Portugal, país dos Descobrimentos, cuja história repleta de feitos dos seus navegadores, está situado na Península Ibérica, sendo a sua costa banhada pelo Oceano Atlântico. A sua história deixou marcas indeléveis na cultura nacional, sendo proeminentes as influências orientais e mouras na arquitectura e nas artes.
Durante os últimos três milénios, o território português foi palco de uma sucessão ininterrupta de civilizações: fenícios, gregos, celtas, cartagineses, romanos e árabes foram deixando a sua marca na cultura. No século XV, Portugal mandou os seus intrépidos navegadores, sob o comando de Vasco da Gama, à descoberta de novas terras, construindo assim um vasto império ultramarino.
O Presidente da República, eleito por sufrágio universal por um mandato de cinco anos, tem poderes limitados. A Assembleia da República é composta por 230 deputados por um mandato de quatro anos.A Universidade de Coimbra, criada em 1290, é uma das mais antigas da Europa. Luís de Camões e Fernando Pessoa contam-se entre os poetas portugueses mais conhecidos.
Em Portugal, especialmente nos meses de Verão há romarias por todo o país, mas as festas dos Santos Populares, no mês de Junho, são sempre das mais animadas. A música popular e as danças folclóricas e, num tom mais melancólico, a tradição do fado, mantêm-se vivas no panorama musical português.
Cada região de Portugal tem os seus pratos típicos à base de peixe, de marisco ou de carne, existindo mais de cem receitas para cozinhar o bacalhau que é considerado o prato nacional.

Sem comentários: