quarta-feira, 7 de maio de 2008

9º ANO: UNIÃO EUROPEIA- FUNDADORES-SÉC XX

Os pioneiros da União Europeia

MONNET, JEAN (1888-1979)
Durante a Primeira Guerra Mundial trabalhou em Londres como delegado do governo francês para coordenar a cooperação económica entre os aliados. Em 1919, participou na criação da Sociedade das Nações, da qual foi Secretário Geral adjunto.
Durante a Segunda Guerra Mundial presidiu ao Comité de Coordenação Franco--Britânico para a partilha dos recursos aliados. Retido em 1943, em Argel, com a sua pátria ocupada pelas tropas alemãs, Monnet semeou aí os seus ideais europeistas:

“Não haverá paz na Europa, se os Estados se reconstróiem sobre uma base de soberania nacional (...) Os países da Europa são demasiado pequenos para assegurar aos seus povos a prosperidade e os avanços sociais indispensáveis. Isto supõe que os Estados da Europa se agrupem numa Federação ou “entidade europeia” que os converta numa unidade económica comum”.
Quando acabou a guerra, foi nomeado Comissário do Plano de reconstrução e recuperação económica de França.
Em 1950, sugeriu ao Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, a ideia de integrar a produção francesa e alemã de carvão e aço. A proposta oficial do Ministro, o Plano Schuman, levou finalmente à constituição da Comunidade Económica do Carvão e o Aço em 1952. O primeiro passo sério no caminho da unidade europeia. Monnet foi eleito presidente da Alta Autoridade que dirigiu a CECA.
A segunda parte do plano idealizado por Monet era muito mais ambiciosa e ia muito mais longe na integração e na unidade política: a Comunidade Europeia da Defesa (CED). O veto do parlamento francês em 1954 é visto como primeiro fracasso importante no processo da unidade e levou a que Monet renunciasse a ser reeleito à frente da CECA.
Imediatamente depois, continuou o seu trabalho e fundou em 1955 o “Comité de Acção para os Estados Unidos da Europa”, comité que foi finalmente dissolvido em 1975.
Em 1976, o Conselho de Chefes de Estado e Governo da CEE, reunido em Luxemburgo, decidiu outorgar-lhe o título de “Cidadão Honorário da Europa”.

Fig. 1 - Jean Monnet (1888-1979)
SCHUMAN, ROBERT (1886-1963)


Nascido no Luxemburgo, de mãe luxemburguesa e pai lorenês, viveu em Lorena e Alsácia, que naquela altura faziam parte do Reich Alemão, até à derrota alemã em 1918.

Deputado no Parlamento francês pelo grupo democrata popular desde 1919, foi preso pelos alemães em 1940. Dois anos depois conseguiu escapar e uniu-se à Resistência contra os nazis. No pós guerra participou na fundação do democrata cristão Movimento Republicano Popular (MRP). Ministro das Finanças em 1946 e chefe de governo em dois breves períodos, em 1947 e 1948, aderiu ao Plano Marshall e a OECE.
Sendo Ministro de Assuntos Exteriores (1948-1952), e assumindo os planos desenhados por Jean Monnet, propôs um plano para o desenvolvimento dos vínculos económicos, políticos e militares entre a França e a República Federal da Alemanha. O Plano Schuman deu origem à Comunidade Europeia do Carvão e do Aço/CECA) em 1952, a que aderiram seis países europeus.
Sem dúvida, Schuman fracassou no seu projecto, também idealizado por Monnet, de crear uma Comunidade Europeia de Defesa (CED) perante a resistência de importantes sectores da opinião pública do seu país e do veto do Parlamento Francês em 1954.
Ministro da Justiça em 1955-1956, foi eleito presidente da Assembleia Parlamentar Europeia (1956-1960). Continuou como deputado desta Assembleia até à sua morte.
“Uma vez vencido o nacionalismo, faz falta imaginar novas formas de unificar a Europa, já que no passado alguns o tentaram pela força. Sem uma reconciliação sincera e definitiva entre franceses e alemães, uma Europa pacífica não é concebível”.

Sem comentários: