sexta-feira, 2 de maio de 2008

9º ANO: FILME "A GRANDE ILUSÃO"-IDADE CONTEMPORÂNEA -SÉC:XX- I GUERRA MUNDIAL

A GRANDE ILUSÃO
Título original: La Grande Illusion
Realizador: Jean Renoir
Actores: Jean Gabin, Pierre Fresnay, Erich von Stroheim, Dita Parlo, Marcel Dalio, Julien Carette, Georges Péclet, Werner Florian, Jean Dasté, Sylvain Itkine, Gaston Modot.
Origem: França
Ano: 1937
Duração: 114 minutos
São os horrores da guerra que, por vezes, nos revelam o que temos em comum. É este o conceito central desta obra-prima de Renoir.
Durante a I Guerra Mundial, dois oficiais franceses são capturados pelos alemães. Um deles, o capitão De Boeldieu, é um aristocrata, e o outro, o tenente Marechal, é mecânico na vida civil. Conhecem outros prisioneiros de origens diversas, como Rosenthal, filho de uma abastada família judia de banqueiros. Acabam por ser separados antes de conseguirem consumar a fuga, mas reencontram-se numa fortaleza comandada pelo aristocrata alemão Van Rauffenstein. De Boeldieu torna-se amigo do oficial alemão, mas Marechal e Rosenthal continuam a querer fugir.
Tal como em todos os seus filmes, Renoir expõe com mestria a grandeza da condição humana, num filme que foi banido pelos nazis aquando da sua ocupação de França, numa tentativa de amordaçar a sua mensagem humanista

Sem comentários: