sexta-feira, 2 de maio de 2008

9º ANO: FILME "LAWRENCE DA ARÁBIA"-IDADE CONTEMPORÂNEA -SÉC:XX-I GUERRA MUNDIAL

LAWRENCE DA ARÁBIA
Título original: Lawrence of Arabia
Realizador: David Lean
Actores: Peter O'Toole, Omar Sharif, Arthur Kennedy, Jack Hawkins, Alec Guinnes, Anthony Quinn, Jose Ferrer, Claude Rains, Anthony Quayle.
Origem: Grã-Bretanha
Ano: 1962
Duração: 110 minutos
Um clássico do cinema épico e de aventuras e um dos mais importantes trabalhos de David Lean, representando também o auge da carreira cinematográfica de Peter O'Toole. Baseado livremente na vida e relatos de T.E. Lawrence (O´Toole), um jovem e excêntrico oficial inglês que, no decurso da I Guerra Mundial, e juntamente com o príncipe árabe Feisal (Alec Guinness), inimigo acérrimo dos turcos, decide atacar por terra o porto de Akaba, um reduto que os ingleses pretendiam desde há anos. A notícia da sua conquista impressiona tanto os líderes britânicos, que decidem ajudá-los para que continuem a avançar sobre os turcos.
As famosas imagens de antologia de Lawrence da Arábia, como Omar Sharif surgindo de uma miragem no deserto ou o espectacular assalto a Akaba, têm uma grandiosidade irrepetível, sobretudo se considerarmos que foram feitas antes do advento dos efeitos especiais gerados por computador

Sem comentários: