quinta-feira, 8 de maio de 2008

9º ANO: UNIÃO EUROPEIA - ESTADO MEMBRO:BÉLGICA

Bélgica
Bandeira da Bélgica
Ano de adesão à União Europeia: Membro fundador
Sistema político: Monarquia Constitucional
Capital: Bruxelas
Superfície: 30 158 km²
População: 10.5 milhões de habitantes
Moeda: euro
Ouça a(s) língua(s) oficial(is) da UE falada(s) no país: Francês, Neerlandês, Alemão

A Bélgica é um Estado Federal dividido em três regiões: a Flandres neerlandófona, a Norte, a Valónia francófona, a Sul, e Bruxelas, capital bilingue, onde o francês e o neerlandês partilham entre si o estatuto de línguas oficiais. A leste, existe ainda uma pequena comunidade germanófona com cerca de 70 000 habitantes.A paisagem belga é muito variada: 67 quilómetros de costa marítima e de planícies na costa do Mar do Norte, colinas na parte central e florestas nas terras altas da região das Ardenas, a sudeste.Bruxelas é sede de várias organizações internacionais, tais como a maioria das instituições europeias e a NATO.Independente desde 1830, a Bélgica é uma Monarquia Constitucional. O Parlamento bicamaral é composto pela Câmara dos Representantes, cujos deputados são eleitos por um mandato de quatro anos, e pelo Senado ou Câmara Alta, cujos membros são eleitos ou designados por cooptação. Dadas as suas características políticas, a Bélgica é geralmente dirigida por governos de coligação.
Entre os belgas mais conhecidos contam-se Georges Rémi (Hergé), o criador de Tintim, os escritores Georges Simenon e Hugo Claus, o compositor e cantor Jacques Brel e o ciclista Eddy Merckx. Os pintores James Ensor, Paul Delvaux e René Magritte são os modernos sucessores de Rubens e de outros mestres flamengos do passado.
A Bélgica é famosa pelos seus chocolates apreciados no mundo inteiro. O prato favorito dos belgas são os mexilhões com batatas fritas, as quais, de acordo com a lenda, seriam uma invenção belga.

Sem comentários: