quinta-feira, 8 de maio de 2008

9º ANO: UNIÃO EUROPEIA - ESTADO MEMBRO:BULGÁRIA

Bulgária
Bandeira da Bulgária
Ano de adesão à União Europeia: 2007
Sistema político: República
Capital: Sófia
Superfície: 111 000 km²
População: 7.7 milhões de habitantes
Moeda: lev
Língua(s) oficial(is) da UE falada(s) no país: Búlgaro

Situada no coração dos Balcãs, a Bulgária possui uma grande diversidade de paisagens, predominando, a norte, as vastas planícies das margens do Danúbio e, a sul, as montanhas e planaltos. A leste, a costa do Mar Negro atrai turistas durante o ano inteiro.Fundada em 681, a Bulgária é um dos mais antigos Estados da Europa, sendo a sua história marcada pela sua situação geográfica na confluência da Europa com a Ásia. Cerca de 85% da população é constituída por cristãos ortodoxos e 13% por muçulmanos. A população de origem turca representa 10% e a de origem romanichel 3%. De igual modo, a cozinha tradicional búlgara é uma mistura de influências do ocidente e do oriente. Os pratos típicos são à base de iogurte que, segundo a crença popular, assegura longevidade a quem o consome regularmente.
A Assembleia Nacional da Bulgária (parlamento unicamaral) é composta por 240 membros eleitos por um mandato de quatro anos.
As principais exportações da Bulgária são constituídas por produtos industriais leves, produtos alimentares e vinhos, competindo com êxito nos mercados europeus.
A Bulgária é conhecida pela sua música popular, tendo mesmo sido gravada uma canção pela Voyager Golden Record que foi depois enviada para o espaço pela NASA. Entre os búlgaros mais célebres destacam-se a filósofa Julia Kristeva, Elias Canetti, Prémio Nobel da Literatura, em 1981, e o escultor Christo Javachev (“Christo”) o criador de muitas esculturas de exterior pouco ortodoxas

Sem comentários: