sexta-feira, 9 de maio de 2008

9º ANO: UNIÃO EUROPEIA - ESTADO MEMBRO:FINLÂNDIA

FinlândiaAno de adesão à União Europeia: 1995
Bandeira da Finlândia
Sistema político: República
Capital: Helsínquia
Superfície: 338 000 km²
População: 5,2 milhões de habitantes
Moeda: euro
Língua(s) oficial(is) da UE falada(s) no país: Finlandês, Sueco

A Finlândia, um país de florestas e lagos, é talvez essencialmente conhecida pela sua beleza natural bem preservada. No extremo norte do país, a região das noites brancas, o sol não se põe durante quase dez semanas de Verão e no Inverno, nessa mesma região, não nasce o dia durante cerca de oito semanas.
Uma vez que a Finlândia fez parte da Suécia durante setecentos anos (desde o século XII até 1809) cerca de 6% da população fala sueco. A Finlândia acedeu à independência após a Revolução Russa em 1917, ano em que foi instaurada a República. O Parlamento unicamaral tem 200 deputados eleitos por um mandato de quatro anos.O país desenvolveu uma economia moderna e competitiva, sendo líder mundial no sector do equipamento de telecomunicações. As exportações são constituídas principalmente por equipamentos de telecomunicações e produtos do sector metalomecânicos, papel, pasta de papel e madeira, artefactos de vidro, aço inoxidável e cerâmica.
A beleza natural do extremo norte inspirou muitos artistas, nomeadamente o compositor Jean Sibelius e o designer Alvar Aalto.
A cozinha finlandesa sofreu influência continental, russa e sueca. Entre os pratos tradicionais contam-se pratos de peixe (especialmente ovas de salmão e rodovalho) e a carne de rena. Vale a pena provar os pastéis da Carélia (karjalanpiirakka) feitos de batata ou de arroz e o peixe e carne gorda de porco em crosta de pão de centeio (kalakukko).

Sem comentários: